A Comissão Europeia está a investigar a Intel acusando-a de técnicas de marketing discriminatórias, em especial na política de licenciamento da arquitectura bus para os processadores da Intel.
Segundo um porta-voz da Intel, Gillian Murphy, citado pelo Infoworld, a Intel recebeu um pedido da Direcção-Geral Concorrência da UE para fornecer mais informações sobre as suas politicas de licenciamento da tecnologia bus do fabricante de processadores.
Alegando confidencialidade, Murphy não quis especificar quais as questões que a Comissão quer ver clarificadas, nem quando termina o prazo a que a Intel tem direito para dar respostas sem que a Comissão Europeia lhe levante sanções.
Murphy acrescentou que a Intel vai cooperar embora acredite que as suas práticas comerciais são ''justas e dentro da lei''.
O bus é um sistema que interliga o processador com a motherboard e outros componentes ligados à motherboard, como os discos duros ou placas gráficas. Sendo a arquitectura bus da Intel sua propriedade intelectual, é licenciada aos fabricantes de PCs, podendo a empresa negar o acesso a esta arquitectura.
Contudo existem suspeitas que a Intel tem procedido a práticas de concorrência desleais a cobrar mais dinheiro pelo licenciamento ou mesmo a negar o acesso à sua arquitectura bus apenas aos fabricantes de PC que usam processadores rivais da Intel.
Como se não bastasse, pesa sobre a Intel também a suspeita de que a empresa americana está a subsidiar os fabricantes de PCs que têm nos seus anúncios o logótipo Intel inside, situação que também faz parte do inquérito que a Comissão Europeia colocou à Intel.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação