Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Microsoft responde à Comissão Europeia

UE processa Microsoft

União Europeia no encalço da Microsoft

Microsoft investigada pela UE

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  02/04/2001 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
UE aumenta pressão sobre a Microsoft
 
  UE aumenta pressão sobre a Microsoft O Comissário europeu Mario Monti anunciou que poderá vir juntar os dois inquéritos a decorrer sobre as potenciais infracções da Microsoft.

Em declarações à imprensa, o comissário Mario Monti, que preside à Direcção-Geral da Concorrência da Comisão Europeia, mostrou vontade em apressar ambos os processos.

A Microsoft tem actualmente um processo relativo à queixa apresentada pela Sun Microsystems, que acusava a Microsoft de estar a estender a sua posição dominante no que diz respeito aos sistemas operativos para servidores Web. A acusação refere que a Microsoft negociou discriminadamente o licenciamento do seu sistema operativo (beneficiando os seus parceiros estratégicos) e recusou o fornecimento de informação essencial sobre o mesmo, não permitindo, aos seus concorrentes, desenvolver servidores compatíveis com o Windows.

Outro processo contra a Microsoft, ainda em investigação, é o alegado abuso de posição dominante mas, neste caso, envolvendo o Windows 2000.

Monti está actualmente a finalizar a análise da argumentação da Microsoft entregue em Novembro de 2000, que ascendeu a quase 9000 páginas. O comissário terá que tomar uma decisão até Maio.

De acordo com as leis comunitárias, se a acusação for provada, a Comissão poderá aplicar uma multa que pode ascender até 10 por cento das vendas globais anuais da Microsoft.

Neste momento o receio da CE é que a posição dominante conseguida pela Microsoft nos mercados de software para PC e servidores se possa estender ao mercado dos telemóveis, PDAs e também das set-top boxes para a TV interactiva.

< Notícia anterior
Água em Marte: dúvidas crescem
Notícia Seguinte >>
AMD apresenta Duron a 900 MHz


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação