|
Na conferência ISSCC (International Solid-State Circuits Conference) desta semana, a Motorola apresentou uma memória MRAM (magnetoresistive random access memory) com 256 kbits implementada com tecnologia CMOS de 0,6 mícron, que a empresa pretende colocar no mercado já em 2004.
Apesar de ser um dispositivo destinado aos testes, o chip apresentado pela Motorola apresentava todos os circuitos de descodificação necessários para a memória operar numa placa de circuito impresso.
No entanto a Motorola já está a desenvolver um novo chip MRAM que, segundo a empresa, será ainda mais próximo do modelo a ser comercializado em 2004. Segundo Saied Tehrani, director do projecto MRAM da Motorola Labs, o próximo chip será fabricado também com tecnologia CMOS inferior a 0,2 mícron e terá uma capacidade de cerca de 4 Mbits.
A diferença entre as memórias convencionais e a MRAM é que esta última utiliza o magnetismo para armazenar os dados em vez de cargas eléctricas, uma tecnologia que também tem sido desenvolvida pela IBM, com as primeiras pesquisas feitas pela empresa em 1974.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|