Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Extreme ultraviolet lithography (EUVL)

IBM com chips mais rápidos

Avanço no fabrico de processadores

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  16/01/2001 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Processadores a 10GHz mais próximos
 
  Processadores a 10GHz mais próximos A indústria dos semicondutores deu mais um passo importante para acelerar a velocidade de processamento. A Extreme Ultraviolet LLC (EUV LLC), um consórcio que conjuga esforços de investigação de grandes fabricantes, desenvolveu um novo processo de fabrico litográfico usando ultra-violetas intensos (EUV), que poderá levar, a médio prazo, à produção de chips capazes de atingir 10GHz.

O EUV foi testado pela primeira vez e é a peça chave de um novo tipo de fabrico de processadores que pode vir a revolucionar toda a indústria.

O consorcio EUV LLC vai levar os próximos meses a testar a máquina com esta tecnologia, fazendo as primeiras experiências de fabrico de chips através da impressão de imagens em placas de silício de forma a produzir processadores.

O conceito desta técnica está muito próximo da revelação de fotografias, pois a imagem é projectada numa placa de silício e depois revelada, obtendo o processador após a remoção de resíduos.

O alcance desta técnica poderá levar a transístores com menos de 100 nanómetros (100X10 -9 metros). Sem esta nova técnica os grandes fabricantes como a AMD e a Intel não poderão construir processadores mais rápidos para além de 2004 ou 2005.

O EUV LLC é fruto da associação de pesquisas dos laboratórios Lawrence Livermore, Sandia National Laboratories, e de fabricantes como a Intel , AMD e Infineon Technologies.

< Notícia anterior
Palm com busca mais fácil na Internet
Notícia Seguinte >>
Mobile AMD Duron já nos portáteis


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação