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Segundo o relatório Bareme Internet de Julho, da responsabilidade da Marktest, o número de utilizadores da Internet em Portugal cresceu 8.7% relativamente ao primeiro trimestre.
Os dados, citados pela edição de hoje do Diário Económico, indicam que o número de utilizadores da Internet em Portugal registou um crescimento acentuado. Em Março-Junho de 2000, 16,1% dos portugueses (com mais de 15 anos e residentes em Portugal Continental) utilizavam a Internet, contra 14,8% registados em Janeiro-Março. Esta percentagem corresponde a cerca de um milhão e 200 mil cibernautas.
O principal motivo para os portugueses acederem à Net é o divertimento (67,7% das respostas), seguindo-se a formação pessoal (55,8%) e a procura de notícias (54,6%).
Os cibernautas portugueses são maioritariamente do sexo masculino (57,9%), predominado a faixa etária dos 18 aos 24 anos (26,1%). Por profissão são os estudantes que mais navegam (32.6%), seguidos pelos quadros médios e superiores (21.7%).
O acesso à Internet é feito cada vez mais a partir de casa (62,5% fazem-no a partir do domicílio), tendo-se registado uma quebra dos acessos a partir das escolas e universidades (14,3% entre os dois períodos em análise).
O relatório mostra que no caso dos fornecedores de acesso à Internet em casa, houve uma queda nos utilizadores da Telepac/NetPac/Netsapo (de 47,3% no primeiro trimestre para 38,9% no segundo), na Novis/Clix (de 20,5% para 20%) e da Telecel/Netc (de 10,8% para 8,9%). Pelo contrário a Oni atingiu 4,4% e a Teleweb cresceu de 4,1% para 4,5%.
Por fim, os sites mais visitados são o portal Sapo (52.1%), em segundo está o site do jornal Público (16,7%), seguido do portal Clix (16,7%), do jornal A Bola (13,8%) e do Diário de Notícias (13,2%).
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