|
Criados pelos cientistas Benno Nigg e James Wakeling da Universidade de Calgary no Canadá, os novos sapatos de corrida obedecem ao princípio da conservação de energia, sendo adaptados a cada atleta reduzindo o dispêndio de energia causado pelas vibrações das pernas durante o impacto com o solo.
Os sapatos foram fabricados com materiais convencionais, no entanto uma mais cuidada manipulação das características físicas, como rigidez, elasticidade e viscosidade da sola, permite aos atletas melhorarem as suas performances em cerca de 4%, acreditando os cientistas que melhorias de quatro minutos podem ser conseguidas nos tempos dos atletas.
Alguns atletas profissionais colocarão à prova os novos sapatos nos Jogos Olímpicos de Sydney este ano. Entre eles estão o canadiano Donavan Bailey, campeão olímpico dos 100 metros, e a atleta inglesa de Heptatlo Denise Lewis.
A fabricante alemã de equipamentos desportivos Adidas já está a planear um lançamento mundial dos novos sapatos para o início de 2001.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|