DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Processador Crusoe

Transmeta

Crusoe: Uma família de processadores

Transmeta: Processador revolucionário

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  28/06/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Processador Crusoe é um sucesso
 
  Os processadores Crusoe da Transmeta vão ser introduzidos em computadores portáteis pelos grandes fabricantes como a IBM, Hitachi, Fujitsu e a NEC e serão vendidos até ao final deste ano.

A Transmeta, uma empresa do co-fundador da Microsoft, Paul Allen, com sede em Santa Clara, anunciou na PC EXPO os fabricantes dos Estados Unidos e Japão que vão vender equipamentos com o seu revolucionário processador Crusoe.

Os portáteis que serão vendidos com o Crusoe terão um tamanho mais reduzido e terão uma maior autonomia (até às 8 horas de trabalho ininterrupto apenas a baterias).

Os portáteis usam também o sistema LongRun de gestão de energia da Transmeta que permite aos processadores ajustarem e optimizarem a sua velocidade às necessidades de processamento, tendo em conta a energia disponível.

Uma das grandes vantagens na utilização de processadores Crusoe nos computadores portáteis é o seu baixo consumo enérgico e reduzido tamanho e peso, mas outra mais valia é o facto de que estes processadores não emitirem muito calor, não exigindo assim grande ventilação nem grandes e barulhentas ventoinhas.

O Crusoe foi desenvolvido em grande sigilo nos dois últimos anos e só em Janeiro foram revelados os dados do processador capaz de correr Windows e outros sistemas operativos e programas de uma forma mais rápida e eficaz que os processadores da Intel actuais.

O Crusoe além de ter um preço muito barato tem um quarto do tamanho dos processadores da Intel, e apresenta um consumo dinâmico de energia (varia conforme as exigências de processamento), tornando-o um processador ideal para computadores portáteis ou outros equipamentos electrónicos autónomos como os ''Web pads''.

Na Transmeta trabalham engenheiros bastante famosos como é o caso de David Ditzel, que trabalhou nos laboratórios da AT&T, e Linus Torvalds, o ''inventor'' do sistema operativo Linux.



< Notícia anterior
União Europeia no encalço da Microsoft
Notícia Seguinte >>
Priceline.com na Europa


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação