DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
UMTS

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  17/05/2000 - Lusa Enviar por email   Versão impressora
Operadoras UMTS e TV Digital até 2002
 
  Foi hoje anunciado o concurso público para atribuição das licenças UMTS, designação para telemóveis de terceira geração, que será aberto em Setembro de 2000, estando prevista a concessão das licenças no primeiro trimestre de 2001.

No dia mundial das telecomunicações, o ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho, revelou o calendário do executivo para a implementação do UMTS, da televisão digital terrestre e da portabilidade do número em Portugal.

A atribuição de quatro licenças UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) será efectuada através da abertura de um concurso comparativo ''observando o pagamento de uma taxa única pela atribuição de cada licença e cujo montante será determinado pelo valor económico que se vier a atribuir ao espectro a concurso'', afirmou o ministro.

O executivo espera que a prestação de serviços através da terceira geração de telemóveis seja uma realidade em Portugal no primeiro dia de Janeiro de 2002.
O UMTS permite a transmissão de dados, voz, vídeo e áudio, em banda larga, a velocidades da ordem dos 2Mbits por segundo, através da rede fixa, móvel e satélite.
Outra novidade importante no sector das telecomunicações prende-se com a chegada da televisão digital terrestre. A opção foi a de um modelo de concurso ''em que se prevê a atribuição no início de 2001 de uma única licença a um operador integrado'', explicou Jorge Coelho. O investimento será, disse, superior a 100 milhões de contos.
Finalmente, a 30 de Junho de 2001 ''será assegurada a portabilidade para os números do serviço fixo de telefone, sendo que para os números do serviço móvel, a portabilidade será coincidente com a introdução do UMTS'', referiu o ministro.

A portabilidade é a designação dada à possibilidade de um cliente de um operador poder mudar para outro operador do mesmo serviço mantendo o seu número de telefone, removendo a barreira que constitui para os utilizadores a alteração do número.
Desta forma, a concorrência entre os operadores de telecomunicações torna-se mais efectiva já que passam a ser objecto de uma avaliação e escolha por parte dos utilizadores.

< Notícia anterior
Planta que brilha quando tocada
Notícia Seguinte >>
Apple demonstra duplo processador G4


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação