|
(Lusa) - Os mais de 400 reactores nucleares existentes no mundo não serão afectados por problemas relacionados com o bug 2000, garantiu hoje o coordenador regional para a solução do problema informático na América do Sul, Rodrigo Moraga.
"Os últimos contactos com o Centro de Cooperação Internacional 2000, em Washington, permitem-nos dizer que, após dois anos de trabalho conjunto, os riscos de alguns dos reactores serem afectados
diminuiu quase para zero", afirmou.
Moraga assegurou que os 432 reactores nucleares existentes no mundo já efectuaram o processo de reconversão, incluindo os da Europa de Leste, onde, notou, "os sistemas informáticos nem sempre são os melhores".
"No entanto, devemos estar mais atentos do que nunca, porque não faltará quem, em alguma parte do globo, queira retirar vantagens de possíveis falhas para provocar alterações que depois podemos
lamentar", advertiu.
No que diz respeito aos sistemas de defesa nucleares, outro dos temas sensíveis relativos ao bug 2000, Moraga adiantou que os países que possuem estas infra-estruturas já estabeleceram mecanismos bilaterais para evitar qualquer incidente.
Na noite de 31 de Dezembro, 270 países estarão ligados à maior rede de comunicações que já existiu e, a cada hora, cada um deles deverá transmitir informações ao Centro de Cooperação Internacional 2000.
"Caso se registe algum problema, está preparado um mecanismo para fornecer rápida assistência técnica e, caso seja necessário, uma equipa de diagnóstico irá para a zona com problemas", explicou Moraga.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|