DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  28/09/99 - João Beltrão Enviar por email   Versão impressora
Tarifas da PT para concorrentes
 
  As tarifas da PT para os seus concorrentes, chamadas tarifas de interligação, já estão definidas.

Quando um cliente da Portugal Telecom efectua uma chamada que passa pela rede de um operador concorrente, a PT tem que cobrar ao operador concorrente aquilo a que se chama de tarifa de interligação.
Por exemplo: Quando um cliente da PT efectua uma chamada interurbana, pela rede de outro operador, para um cliente PT, a chamada tem início na rede da PT (tarifa de originação) passa pela rede do outro operador e termina novamente na rede da PT no número de telefone de destino (tarifa de terminação).

As tarifas de originação são agora as seguintes: Horário normal 2$33 no trânsito local, de 3$85 no trânsito simples (regional) e de 6$87 no trânsito duplo (interurbana). No horário económico 1$96 no trânsito local, 3$05 no trânsito simples e 5$20 no trânsito duplo.

As tarifas de terminação são: Em horário normal 1$99 para transito local, 3$27 transito simples e 5$17 trânsito duplo. Em horário económico 1$66 trânsito local, 2$70 trânsito simples e 3$95 trânsito duplo. A todos os preços mencionados acresce IVA.

É necessário ter em conta que os termos local, regional e interurbana aqui mencionados aplicam-se à distância entre a central da PT utilizada pelo cliente e a central mais próxima do operador concorrente, aliás, nem sequer faria sentido falar em 'local' e 'regional' se assim não fosse porque em termos de cliente final os operadores concorrentes apenas poderão fornecer serviços de chamadas interurbanas e internacionais, pelo menos durante os primeiros meses de 2000.

Estas tarifas de interligação para o ano 2000 representam uma redução estimada em 37% na terminação (tráfego de entrada na rede da Portugal Telecom), face aos preços de 1999.

Para melhor perceber quais os preços que os novos concorrentes poderão, hipoteticamente, praticar, imagine a seguinte chamada telefónica:
Um cliente da Portugal Telecom de Lisboa liga para um cliente PT do Porto, em horário económico, marcando um prefixo de acesso indirecto (pela Novis seria 1010 + número de telefone). Se partirmos do princípio que a Novis tem ''pontos de interligação'' (centrais) tanto em Lisboa como no Porto a PT irá cobrar à Novis a tarifa de originação (local) para o cliente de Lisboa e a tarifa de terminação (local) para o cliente do Porto, ou seja, 1$96 por minuto + 1$66 por minuto = 3$62+IVA = 4$23.
Naturalmente que os 4$23 por minuto são apenas aquilo que a Novis paga à PT e será necessário que o preço ao consumidor seja mais alto porque a Novis tem que recorrer à sua rede para ligar a sua central de Lisboa à central do Porto.

< Notícia anterior
CMGI compra ISP gratuito
Notícia Seguinte >>
Video-telemóvel está pare breve


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação