|
(Lusa) - O número de cibernautas duplicou na União Europeia entre 1997 e o fim de 1998, contudo Portugal é o penúltimo país com adeptos da Internet só à frente da Grécia, segundo um relatório da Eurostat.
A Suécia é o país que mais navega na internet, (39,6 por cento), seguido da Dinamarca (24,6 por cento) e da Holanda (19,6 por cento), mostra a pesquisa da agência de estatísticas europeia.
Com um percentagem de utilização da internet abaixo dos cinco por cento encontram-se a Espanha (05 por cento), a França (3,9 por cento), Portugal (3,9 por cento) e a Grécia (2,9 por cento).
De acordo com o relatório, actualmente 27 milhões de pessoas consultam a internet, a título privado, enquanto 22,4 milhões o fazem no local de trabalho. Os cibernautas da União Europeia utilizam a internet para facilitar a obtenção de documentos administrativos (47,8 por cento), para reservar viagens (42,3 por cento), obter conselhos de natureza médica (41,9 por cento) e para procurar emprego (41,5 por cento).
Em média, 30,8 por cento dos europeus usam um computador pessoal em casa. Nesta média a clivagem Norte/Sul também é notória, 56,7 por cento dos suecos usam o computador em casa, na Holanda a percentagem é de 58,8. Em contraste, só 12,2 por cento dos gregos usam o computador que têm em casa e em Portugal esta utilização é de 18,4 por cento.
As diferenças entre o Norte e o Sul são mais esbatidas quando se fala de telefones portáteis. A Filandia lidera a lista com 64,4 por cento, seguida da Suécia (60,3 por cento) enquanto os italianos estão em terceiro lugar nesta lista com 44,2 por cento.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|