DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  15/07/99 - Lusa Enviar por email   Versão impressora
Inteligência artificial premiada
 
  (Lusa) - Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra foi galardoada com um prémio internacional por um trabalho desenvolvido no domínio das técnicas de inteligência artificial.

A equipa do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Coimbra conseguiu obter novos máximos para o problema do ''Busy Beaver'' (O Castor Atarefado), um problema teórico proposto em 1962 por T. Rado, atingindo uma produtividade de 196 quando o recorde anterior se cifrava em 37.

Constituída pelos engenheiros Francisco Pereira e Penousal Machado, e pelos professores Amílcar Cardoso e Ernesto Costa, a equipa arrebatou o galardão ''Best Paper Award'', atribuído no âmbito do ''Second European Conference on Genetic Programming - EuroGP-99'' (Conferência Europeia de Computação Evolucionária), recentemente realizada em Gotemburgo, Suécia.

O problema colocado por T. Rado em 1962 envolvia a ''construção'' de uma ''máquina'' (abstracta, não concreta) de estados (de funcionamento) com produtividade máxima.
Pela utilização de técnicas de inteligência artificial, nomeadamente técnicas de computação evolucionária, o grupo de investigadores de Coimbra conseguiu obter novos máximos para ''máquinas'' com 6, 7 e 8 estados (de funcionamento), que ''representam um avanço significativo''. Nas ''máquinas'' de 7 estados conseguiram uma produtividade de 196, quando o máximo era de 37.
O desafio, que agora obteve este sucesso, colocou-se à equipa há cerca de um ano, e consistiu em ''construir'' uma ''máquina'' (abstrata), ou seja um programa, com estados que conseguisse melhores resultados na avaliação do problema teórico colocado em 1962 à comunidade ciêntifica por T. Rado, o ''Busy Beaver''.


< Notícia anterior
Cabine de telefone multimédia
Notícia Seguinte >>
Elite representa modelos virtuais


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação