Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/artigos/tecart60.html


Férias on-line!

Com o aproximar do Verão e a chegada do calor há uma necessidade quase inata de procurar destinos para a época de descanso que tradicionalmente se aproxima: as Férias de Verão.
Para aqueles que ainda não decidiram onde serão as suas férias existe uma boa solução: utilizar a Internet para decidir e programar as férias. Ou pelo menos para idealizar umas férias de sonho...

Programar as férias
Nos Estados Unidos é já hábito entre os utilizadores da Internet na recolha de informação sobre qual o destino de férias e mesmo a marcação e ''compra'' deste tempo de lazer é já efectuado on-line. Muitos sites estão já vocacionados para fornecer todas as informações necessárias para decidir desde qual a altura que vai de férias, passando pelo destino que se pretende e respectivos hotéis e restaurantes, e claro está, o mais importante que são os preços a despender.

Escolhendo o destino
Escolher um destino, caso pretenda viajar para o estrangeiro pode deixar de ser um corre-corre para as agências de viagens em que é bombardeado por inúmeros prospectos cheios de fotografias maravilhosos e pouco mais. Basta consultar alguns sites e recolher toda a informação necessária: desde o clima que o deverá esperar, aos usos e costumes, situação político-económica e quais os melhores centros turísticos e locais a visitar. A este nível os sites americanos proporcionam uma singular abundância de informação para qualquer destino no mundo. Desde encontrar um mapa detalhado , um roteiro ideal, ou até mesmo quais as vacinas que precisaria...

Viajando de Avião?
Programar uma viagem que envolva o recurso a um trajecto por via aérea é agora mais fácil e diversos sites disponibilizam nas suas bases de dados inumarias informações bastando escolher qual o aeroporto de partida e qual o de chegada, e em que datas pretende voar e encontrará quais as companhias e respectivos preços pelos quais pode viajar. É mesmo possível fazer reservas on-line para os voos que desejar, inclusivamente na TAP .

Onde ficar hospedado?
Depois de escolher o seu destino é preciso programar onde vai ficar hospedado. Mas não se preocupe que a Internet também lhe dá essa resposta. Pode mesmo conhecer não só os hotéis que pode ficar hospedado e restaurantes recomendados, como conhecer os seus respectivos preços dos principais pontos de turismo de todo mundo e mesmo arranjar descontos .

''Vá para fora cá dentro''
Para quem não quer viajar para o estrangeiro e deseje fazer ferias ''cá dentro'' existe também a possibilidade de ''estudar'' qual o seu destino de férias. Os sites não são tão abundantes como no estrangeiro, nem existe tanta informação disponível, mas é já possível planear convenientemente as férias em Portugal desde o Algarve à Serra da Estrela , passando pelas Pousadas de Portugal .

Férias de sonho
Se não estiver interessado em fazer muitos planos nem puxar pelos neurónios calculando as suas despesas, pode sempre optar por agências de viagens que aliam a experiência de produtos turísticos com vantagens como as viagens em grupo que saem mais baratas. Duas agências de turismo portuguesas apostam na promoção dos seus produtos on-line, como a Abreu e a Total Recall já com algum sucesso, nas quais pode obter toda a informação facilmente.

Para quem pode...
Infelizmente as férias têm uma restrição: a monetária. À partida o comum dos mortais nem sempre pode rumar a destinos paradisíacos , ou usar os mais luxuosos serviços destinados às férias dos magnatas do petróleo. Contudo é possível arranjar via Internet férias ''em conta'' sem utilizar muitos intermediários (reservando quartos em hotéis sem recorrer a agências por exemplo), mas assumindo alguns riscos inerentes a sua capacidade organizativa... Não vá reservar um quarto de hotel numa cidade errada!

A julgar pela implementação que a Internet tem na escolha e programação das férias dos norte-americanos não vai tardar que por cá os tradicionais prospectos de férias se tornem uma coisa do passado.


Voltar à página anterior

Página principal