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Comprar on-line em Portugal

O comércio electrónico português está ainda a dar os primeiros passos mas já existem lojas on-line portuguesas em que se podem fazer umas ''comprinhas''.

É notório que ainda não existe nenhuma loja virtual portuguesa capaz de competir com os sites estrangeiros mais emblemáticos, em termos de capacidade de oferta e de''know-how'', mas existem já bons sites para fazer as suas compras on-line cá em Portugal, em que se pode aproveitar a mais-valia dos portes de envio mais baratos já que as lojas estão localizadas em Portugal.

Os centros comerciais
Uma forma de fazer compras on-line é dirigir-se a um centro comercial virtual. Este conceito permite agrupar pequenas lojas de várias empresas num só espaço, conseguindo assim um leque variado de oferta de produtos, muito à imagem do modelo ''real'' do centro comercial. O único senão é que a pesquisa de um produto em concreto é mais difícil, devido à diversidade de lojas agrupadas.

A Globalshop e a Shoppingdirect competem entre si por serem os maiores ''Shoppings'' virtuais portugueses. Além da quantidade de lojas disponíveis, estes centros comerciais possuem também promoções e campanhas que tornam a sua utilização frequente mais interessante.

As grandes superfícies virtuais
As grandes superfícies de comércio chegaram também à Internet e à semelhança do que acontece no comércio ''físico'' têm vantagens de implementação nos hábitos de compras. Procurar uma grande leque de produtos no mesmo site é mais cómodo para o utilizador que vai fazer as suas compras na Internet, o que permite a estes sites fidelizar os clientes e oferecer produtos mais baratos. A Superoferta e Giganetstore são dois exemplos lusitanos na aposta neste segmento que tem bastantes potencialidades se bem que as ''dimensões'' actuais deixem algo a desejar.

As lojas especializadas
A especialização num dado tipo de produtos permite a uma loja de comércio electrónico explorar a fundo aquele sector e tornar-se um ponto de referência para os seus clientes.
A especialização de lojas portuguesas em vendas via Internet tem já belos exemplos de sucesso na venda de livros , produtos informáticos , produtos naturais e discos . As lojas especializadas têm a vantagem de oferecer produtos específicos que muitas vezes são difíceis de adquirir nas lojas ''físicas''.

Futuro?
Embora haja muito interesse no comércio electrónico por parte dos empresários o comércio electrónico português ainda tem várias dificuldades de implementação. Alguns dos seus principais problemas são sem dúvida a questão da descrição dos produtos, os preços praticados, a usabilidade (a falta dela) do site e claro as garantias de segurança relativas às transacções e pagamentos. Na questão das garantias de segurança verifica-se uma evolução positiva nos últimos meses, mas no que toca aos outros entraves do comércio on-line português pouco se tem feito.
Um potencial cliente necessita de se informar de um produto e não basta uma simples imagem e o preço do produto em causa para que a venda tenha sucesso. Além disso seria de esperar que se encontrem ''pechinchas'' à venda, o que na maioria das vezes não é verdade. Os estudos revelam que os portugueses estão interessados em comprar on-line, mas acabam por fazer as suas compras em grandes sites internacionais em detrimento dos nacionais graças a estas falhas. Estes entraves terão de ser ultrapassados para que o futuro do comércio electrónico português seja mais promissor.


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