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Os novos números de telefone

Todos os números de telefone em Portugal mudam a 31 de Outubro. Venha conhecer as alterações.

O que muda
Na noite de 30 para 31 de Outubro, precisamente à meia noite, entra em vigor o novo Plano Nacional de Numeração, o que significa que praticamente todos os números de telefone em Portugal são alterados e ficam quase todos com 9 dígitos.

Na rede fixa sai o 0 do indicativo que é substituído pelo 2 (Exemplo: 01 000000 passa a 21 000000) e passa a ser obrigatório marcar o indicativo mesmo quando se está na mesma cidade.
Na rede móvel sai o 0 e o 9 a seguir ao três (exemplo: 0931 000000 passa a 91 000000).
Nos números de acesso Internet sai o primeiro 0 e o resto do número é preenchido com zeros até perfazer um total de 9 algarismos (exemplo 067931 passa a 679310000).

Antes Depois Rede Fixa 01 123456 21 1234567 02 123456 22 1234567 044 123456 244 123456 0800 123456 800 123456 0808 123456 808 123456 0641 123456 641 123456 Rede Móvel 0931 123456 91 1234567 0933 123456 93 1234567 0936 123456 96 1234567 Internet (rede fixa) 067 931 679310000 067 17 17 671717000 067 9190 679190000 Pagers 0944 123456 944 123456 0941 123456 941 123456 0943 123456 943 123456 0946 123456 946 123456   Apoio a Clientes TMN 1696 Telecel 1212 Optimus 1693 Portugal Telecom 123 Números inalterados Emergência 112 Protecção Floresta 117 Informações Telefónicas 118 Chamadas a cobrar 120

As implicações da mudança
A Portugal Telecom, através do seu web site, alerta: ''as implicações da mudança são maiores do que parecem numa primeira análise. Tudo onde figure um número de telefone, ficará desactualizado a partir de 31 de Outubro de 1999.''
Agendas telefónicas, cartões de visita, papel de carta, memórias de faxes e telemóveis, configurações de telefones e faxes RDIS, enfim tudo o que inclua ou mencione um número de telefone fica desactualizado.

O que fazer
Há várias coisas que será necessário fazer após a introdução do novo plano de numeração, nomeadamente: Passar a marcar o número completo com o novo indicativo mesmo dentro da mesma cidade. Reprogramar os números incluídos na agenda do telemóvel (ou dirigir-se a uma loja da sua operadora para fazer a conversão automática). Reconfigurar os telefones e faxes RDIS (caso contrário deixará de receber chamadas). Reconfigurar serviços de re-direccionamento de chamadas e de chamadas com destino fixo. Reconfigurar barramentos e restrições de chamadas. Alterar números telefónicos utilizados em equipamentos de dados (ligações à Internet, envio de faxes via modem, etc).

Esclarecer dúvidas
A Portugal Telecom criou uma linha especial de atendimento para o novo Plano Nacional de Numeração que está acessível através do 155. Seja qual for a rede que utiliza (rede fixa ou rede móvel) ao marcar 155 receberá sempre apoio para esclarecer as suas dúvidas relativas ao novo plano de numeração.

Pode ainda dirigir-se a uma loja da sua operadora para tirar dúvidas ou, no caso das operadoras móveis, pode mesmo levar o seu telemóvel para que os números que figuram na memória do telemóvel sejam automaticamente convertidos.
De destacar ainda o web site que a Portugal Telecom criou sobre este assunto.


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