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Os novos números de telefone
Todos os números de telefone em Portugal mudam a 31 de Outubro. Venha conhecer as alterações.
O que muda
Na noite de 30 para 31 de Outubro, precisamente à meia noite, entra em vigor o novo Plano Nacional de Numeração, o que significa que praticamente todos os números de telefone em Portugal são alterados e ficam quase todos com 9 dígitos.
Na rede fixa sai o 0 do indicativo que é substituído pelo 2 (Exemplo: 01 000000 passa a 21 000000) e passa a ser obrigatório marcar o indicativo mesmo quando se está na mesma cidade.
Na rede móvel sai o 0 e o 9 a seguir ao três (exemplo: 0931 000000 passa a 91 000000).
Nos números de acesso Internet sai o primeiro 0 e o resto do número é preenchido com zeros até perfazer um total de 9 algarismos (exemplo 067931 passa a 679310000).
Antes
Depois
Rede Fixa
01 123456
21 1234567
02 123456
22 1234567
044 123456
244 123456
0800 123456
800 123456
0808 123456
808 123456
0641 123456
641 123456
Rede Móvel
0931 123456
91 1234567
0933 123456
93 1234567
0936 123456
96 1234567
Internet (rede fixa)
067 931
679310000
067 17 17
671717000
067 9190
679190000
Pagers
0944 123456
944 123456
0941 123456
941 123456
0943 123456
943 123456
0946 123456
946 123456
Apoio a
Clientes
TMN
1696
Telecel
1212
Optimus
1693
Portugal Telecom
123
Números
inalterados
Emergência
112
Protecção Floresta
117
Informações Telefónicas
118
Chamadas a cobrar
120
As implicações da mudança
A Portugal Telecom, através do seu web site, alerta: ''as implicações da mudança são maiores do que parecem numa primeira análise. Tudo onde figure um número de telefone, ficará desactualizado a partir de 31 de Outubro de 1999.''
Agendas telefónicas, cartões de visita, papel de carta, memórias de faxes e telemóveis, configurações de telefones e faxes RDIS, enfim tudo o que inclua ou mencione um número de telefone fica desactualizado.
O que fazer
Há várias coisas que será necessário fazer após a introdução do novo plano de numeração, nomeadamente:
Passar a marcar o número completo com o novo indicativo mesmo dentro da mesma cidade.
Reprogramar os números incluídos na agenda do telemóvel (ou dirigir-se a uma loja da sua operadora para fazer a conversão automática).
Reconfigurar os telefones e faxes RDIS (caso contrário deixará de receber chamadas).
Reconfigurar serviços de re-direccionamento de chamadas e de chamadas com destino fixo.
Reconfigurar barramentos e restrições de chamadas.
Alterar números telefónicos utilizados em equipamentos de dados (ligações à Internet, envio de faxes via modem, etc).
Esclarecer dúvidas
A Portugal Telecom criou uma linha especial de atendimento para o novo Plano Nacional de Numeração que está acessível através do 155. Seja qual for a rede que utiliza (rede fixa ou rede móvel) ao marcar 155 receberá sempre apoio para esclarecer as suas dúvidas relativas ao novo plano de numeração.
Pode ainda dirigir-se a uma loja da sua operadora para tirar dúvidas ou, no caso das operadoras móveis, pode mesmo levar o seu telemóvel para que os números que figuram na memória do telemóvel sejam automaticamente convertidos.
De destacar ainda o web site que a Portugal Telecom criou sobre este assunto.
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