Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/artigos/tecart31.html


Pentium III : As novidades

O Pentium III é o mais recente processador da Intel. Venha conhecer as novidades que ele traz ao mundo dos PCs.

Maiores velocidades
Uma das principais novidades do novo Pentium III é a sua velocidade: os primeiros modelos deste processador estarão disponíveis em velocidades de 450 Mhz e 500 Mhz e a Intel promete um Pentium III a 600 Mhz para breve. Em princípio a Intel não deverá lançar nenhum Pentium II a estas velocidades, pelo que os utilizadores que querem um computador mais rápido deverão contemplar o upgrade para este novo processador.

Novas instruções
O Pentium III tem 70 novas instruções, designadas no seu conjunto por ''Katmai''. Estas instruções pretendem melhorar a performance de gráficos 3D e multimédia nos programas que as utilizem, um pouco à semelhança das instruções MMX incluídas no Pentium MMX e em todos os Pentiums posteriores. Pode-se dizer que as instruções Katmai são uma adição às instruções MMX. Os utilizadores do Windows que pretendam tirar partido desta novidade terão que fazer o download do novo DirectX 6.1.

O controverso número de série
O novo número de série do Pentium III tem causado muita controvérsia sobretudo junto dos grupos de defesa da privacidade. Cada Pentium III terá um número de série único que a Intel afirma ser uma forma de aumentar a segurança do comércio electrónico, já que possibilita às lojas virtuais a verificação deste número de série, passando a aceitar compras de um dado utilizador quando este está a usar o mesmo Pentium III com que efectuou o registo inicial.
Depois de muita polémica sobre esta funcionalidade a Intel aceitou produzir o Pentium III com a leitura do número de série ''desligada'' por defeito, sendo necessário o utilizador correr um programa para o ''ligar''. No entanto os primeiros Pentium III terão a leitura do número ligada por defeito.
A Intel esclarece ainda que para os web sites poderem ler o número de série será necessário o utilizador aceitar a execução de um pequeno programa ou controlo ActiveX, e que assim o utilizador pode ter a certeza que nenhum site lerá o seu número sem autorização expressa.

Será que vale a pena?
Se está sempre à procura de mais velocidade, o Pentium III pode muito bem valer a pena, sobretudo porque fazer o upgrade para este novo processador é, na maior parte dos casos, tão simples quanto tirar o antigo processador e colocar o Pentium III.
Se pretende tirar partido das novas instruções Katmai para melhorar a performance dos jogos ou dos programas gráficos lembre-se que os jogos/programas têm que utilizar o DirectX ou suportar directamente as novas instruções, mas se ainda não tem uma placa aceleradora 3D compre uma primeiro, porque lhe aumentará muito mais a performance dos gráficos do que a actualização para o Pentium III.
Se não precisa dos 450 Mhz ou dos 500 Mhz de velocidade, ou se está satisfeito com o multimédia do seu computador, o Pentium III não lhe traz novidades suficientes que justifiquem a actualização.


Voltar à página anterior

Página principal