DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Links relacionados
Siemens

Novis

Candidaturas de Acesso Fixo via Rádio

Vencedores do fixo via rádio

Internet sem fios

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  02/11/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
O acesso fixo via rádio FWA
 
  O acesso fixo via rádio FWA A Digito participou na fase de testes do acesso fixo via rádio à Internet, utilizando o equipamento da Siemens WALKair, com uma largura de banda de 2 Mbps (Megabits por segundo). De uma maneira geral podemos dizer que ficámos muito satisfeitos com a ligação, mostrando-se bastante rápida, principalmente nos downloads, conseguindo velocidades da ordem dos 30 a 40Kbytes/s quando feito de vários sites nos Estados Unidos, e cerca de 100Kbytes/s quando feito a partir de sites da Sonae Rede de Dados.

Os sistemas de acesso fixo via rádio FWA foram homologados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) em Setembro de 1999, tendo sido também determinadas as especificações técnicas de receptores e transmissores deste tipo de tecnologia que foram aprovadas pelo Conselho de Administração do ICP.

Também no ano passado o ICP analisou a candidatura de cerca de 15 empresas que concorreram às frequências de FWA, sendo que estas foram divididas em três grupos: um com frequências entre 3600 e 3800 MHz, destinado a transmissões de voz e de dados em baixo débito; outro com frequências entre 24,5 e 26,5 GHz, para Internet de grande velocidade, ''Vídeo-on-Demand'' e videoconferência; e por último as frequências reservadas para a transmissão de sinais de televisão entre os 25,5 e 29,5 GHz.

Em Outubro do ano passado o ICP atribuiu as licenças do acesso fixo via rádio, tendo sido atribuídas as seguintes frequências:
  • dos 3600 a 3800 MHz (telefone fixo via rádio) para a Novis, Maxitel e ONI
  • dos 24,5 aos 26,5 GHz (internet de alta velocidade e telefone fixo via rádio) para a Novis, ONI, Jazztel, Eastécnica, Teleweb e Telecel
  • dos 27,5 aos 29,5 GHz (transmissão do sinal de televisão) para a WTS e Bragatel
O Sistema Siemens WALKair
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem521".] Mais concretamente, o sistema comercializado pela Novis e que está a ser testado por nós utiliza o equipamento de acesso fixo via rádio da Siemens denominado WALKair. Este sistema utiliza o protocolo de comunicação ponto-multiponto que permite a comunicação entre uma fonte e vários receptores, permitindo o correcto envio e sequenciação dos dados entre a origem e os destinatários.

A tecnologia utilizada pelo WALKair proporciona transmissão de voz e dados com qualidade de fibra-óptica, sendo ideal para pequenas e médias empresas, assim como para edifícios de escritórios ou residenciais que necessitem de uma ligação de grande velocidade para dados e voz.

Tecnicamente, o sistema é constituído por uma estação base (base station) e várias estações terminais (terminal stations), sendo que cada uma delas possui a sua unidade básica (basic unit). Cada estação base possui dois canais, que podem ser comercializados para transmissão de dados e/ou voz, mas nunca as duas funcionalidades num único canal.

Este conjunto de estações base e estações terminais podem constituir uma célula de comunicação que, teoricamente, pode ter até 12 sectores compostos por 16 unidades básicas cada. O número máximo de sectores e unidades básicas é considerado ''teórico'', uma vez que este número será limitado consoante o espectro de frequências atribuídas ao operador em questão.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem522".]
Cada um destes sectores é composto não só pelas unidades básicas, mas também pela unidade de frequências intermédias e pela unidade de rádio frequência. Sem entrar em muitos detalhes técnicos, são estes duas últimas unidades que promovem a conversão dos dados e/ou voz para rádio e vice-versa.

Durante a comunicação via rádio com as estações terminais é empregada a tecnologia TDMA (Time Division Multiple Access), que possibilita a utilização de uma determinada frequência por várias estações terminais, atribuindo um período de tempo a cada uma delas. Isto possibilita não só o envio de mais informação como assegura um tempo de resposta mais rápido às estações terminais.

Assim como a estação base, a estação terminal apresenta uma unidade básica e as unidades de rádio que fazem a conversão do sinal de rádio em dados e/ou voz e vice-versa. Estes terminais podem ter uma largura de banda de até 4Mbps (agregando dois canais de 2Mbps), sendo que na nossa experiência foram utilizados os 2Mbps.

É de salientar que a unidade de rádio frequência (e também a antena que se encontra direccionada para a estação base) instalada no tecto do edifício estão conectados a um único cabo coaxial que, para além da transmissão dos dados, serve como alimentação à unidade de rádio.

Uma solução prática
Sem dúvida que o acesso à Internet e voz por FWA é uma solução prática e que proporciona uma boa largura de banda (que pode ser contratada em diversas larguras, como 512Kbps, 2MBps, etc). Além disso este tipo de ligação poderá substituir os actuais meios de ligação à Internet como o modem, RDIS e cabo.

Outra grande vantagem é a utilização da tecnologia FWA para ligação por voz no acesso directo, onde os potenciais clientes do serviço não terão de lidar com a Portugal Telecom, ficando os serviços exclusivamente a cargo dos novos operadores.

Devido a esta vantagem e outras que suplantam as mais usuais ligações à Internet utilizadas, resta esperar que esta tecnologia se torne cada vez mais acessível aos consumidores comerciais e residenciais em Portugal.

Mais artigos >>



Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação