DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  25/08/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
A Internet grátis em Portugal
 
  A Internet grátis em Portugal Graças ao início do fornecimento gratuito de Internet disponibilizado pelos principais operadores de Internet portugueses, o número de utilizadores da rede em Portugal aumentou consideravelmente.

Desde a chegada da Internet grátis a Portugal a 20 de Setembro de 1999 pelas mãos da Netc (o operador Internet da Telecel) que o conceito revolucionou o mercado do fornecimento de acesso à Internet. Os utilizadores pessoais rapidamente adoptaram este tipo de serviços gratuitos apesar de algumas carências que este tipo de serviços gratuitos apresenta em relação aos pagos.

A lei da concorrência acabou por forçar os fornecedores de acesso à Internet a disponibilizarem serviços gratuitos sob pena de perderem clientes. Em apenas dois meses e meio após o aparecimento da Internet grátis em Portugal o impacto deste fenómeno era já significativo.

E é mesmo grátis?
Em primeiro lugar é preciso ter em conta que o acesso dito gratuito não é totalmente gratuito porque 35% do dinheiro que o utilizador gasta na chamada telefónica vai para os bolsos do fornecedor de acesso. Desta forma o fornecedor de acesso à Internet consegue obter algumas receitas e fidelizar clientes, promover os conteúdos dos seus portais. Além disso por norma o desconto Yesnet que a Portugal Telecom disponibiliza para o acesso local à Internet não abrange estes planos gratuitos de acesso.

Sendo assim, para ligar para um serviço de Internet grátis paga-se em geral uma chamada telefónica local e para ligar para um serviço de Internet pago a chamada normalmente é mais barata porque beneficia de desconto YesNet. No entanto o preço total da Internet grátis é inferior porque na Internet paga é necessário desembolsar o custo da chamada e o custo do acesso à Internet.

Outra questão que não convém esquecer no que toca ao acesso gratuito à Internet é o facto de que por vezes a sua qualidade é substancialmente inferior à dos serviços pagos. Isso faz-se notar mais na velocidade com que se navega na Internet e no ocasional sinal de impedido no modem quando se tenta aceder ao número telefónico de acesso. Mas como diz o velho provérbio português: a cavalo dado não se olha o dente...

Actualmente em Portugal existem operadores nacionais e locais cujos planos gratuitos têm pequenas diferenças.

Clix
O Clix oferece uma caixa de correio e permite-lhe personalizar até 4 endereços de Email, disponibilizando 10 Mbytes para colocar a sua homepage. Oferece também gratuitamente um curso de formação ao vivo sobre Internet nos Centros Rumos e três mil escudos de chamadas Novis. Pode fazer a adesão on-line ou usando o CD Clix que pode ser requisitado por correio gratuitamente.

EasyNet
O serviço EasyNet da Teleweb oferece 2 endereços de e-mail personalizáveis e 10 Mb de espaço em disco para alojar a sua homepage, para além de 1.000$00 em chamadas telefónicas nacionais e internacionais do operador telefonico Teleweb. A Teleweb pretende lançar para breve o NetFamily que inclui acesso gratuito à Internet com cinco caixas de correio electrónico independentes.

Jazzfree
O serviço recentemente inaugurado da Jazzfree permite o registo desde que já seja utilizador da Terràvista que lhe oferece 12MB de espaço em disco para alojar a sua página pessoal (e cujos logins e passwords são identicas). Dá-lhe também E-scudos, uma espécie de créditos que podem ser convertidos em produtos da loja da Terràvista. Apenas dispõe de registo on-line.

Netcfri
O pioneiro da Internet grátis oferece até 4 endereços de Email numa caixa correio e permite o registo online ou em alternativa adquirir o CD por 500 escudos.

Netsapo
Um dos serviços de acesso à Internet mais populares é o NetSapo da responsabilidade da Telepac. A utilização de proxy é obrigatória.

ONINET Acesso
O serviço Oninet Acesso dispõe de 4 endereços de correio electrónico personalizáveis e 10 MB para página pessoal na Internet.

SimplesNet
O serviço de acesso gratuito da SimplesNet não exige subscrição, mas só está disponível para as localidades de Lisboa, Porto, Coimbra, e zonas do Alto Minho.

Sonet acesso gratuito
O acesso gratuito prestado pela Sonet apenas funciona para a região de Almada de onde aquele ISP está baseado mas segundo a empresa o serviço permite-lhe usufruir das vantagens do desconto YesNet.

Notas: Os fornecedores de acesso grátis à Internet foram ordenados por ordem alfabética.
A Sonae.com controla o Clix e detém uma participação na Prodigio, a empresa responsável pela Digito.


Mais artigos >>



Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação