 |
Relacionados |
|
Portátil com Pentium III 1GHz
Portégé 2000, o mais fino da Toshiba
Portátil MicronPC reconhece impressões digitais
Dell lança "mini-portátil" Latitude X200
Introdução à Produção de Conteúdos para Televisão Interactiva 12 Mar 2003
Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 12 Mar 2003
Introdução à Internet 12 Mar 2003
A Ligação à Internet 12 Mar 2003
|
 |
Devido à frequência com que vários computadores portáteis são roubados, alguns fabricantes já estão a integrar tecnologia que permita o rastreio das unidades roubadas assim que estas sejam ligadas à Internet.
Empresas como a IBM, Hewlett-Packard e Dell, começam a oferecer nos seus portáteis software de empresas como a Absolute Software e a zTrace Technologies. Quando o portátil estiver on-line, o software, de modo discreto, comunica com a central da empresa, que por sua vez avisará a polícia local para que esta recupere a unidade.
Apesar de conseguir "sobreviver" a uma formatação do disco duro, o software poderá ter alguns problemas se a pessoa que o roubou tentar instalar um sistema operativo "por cima" do original.
Além disso, alguns analistas pensam que este tipo de serviço poderá não ser tão requisitado, uma vez que vários utilizadores, principalmente da área empresarial, estão mais preocupados com a informação confidencial contida no portátil do que com a própria unidade em si. Entretanto, os clientes podem pedir às empresas que o software dê ordem para formatação do disco do portátil assim que seja conectado à Internet.
Os fabricantes esperam conseguir um aumento nas vendas com o fornecimento deste serviço. Como exemplo, a IBM utiliza o ComputracePlus da Absolute Software, que tem um custo para o utilizar de 49 dólares por ano para uma licença, ou ainda 2.999 dólares por dois anos para 20 licenças.
|