|
Relacionados |
|
Hacker pró-Napster ataca NASA
'Hacking' à NASA valeu 21 meses de prisão
Computadores da NASA vulneráveis
Hacker colocou em perigo astronautas
A Utilização do Terminal Remoto 21 Fev 2003
Os Jogos 21 Fev 2003
Introdução ao Mp3 21 Fev 2003
Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003
|
|
Uma apresentação de 15 páginas, em PowerPoint, que continha informações relativas ao design e engenharia de um novo vaivém da NASA terá sido copiada por um hacker que conseguiu aceder aos servidores da agência espacial norte-americana.
Rafa, nome adoptado pelo pirata informático, terá copiado um total de 43 MB de informações confidenciais e, posteriormente, revelou o caso a um jornalista da revista Computerwold, tendo-lhe enviado parte da informação por FTP, para comprovar a história.
Além dos planos sobre o novo vaivém Cobra, os dados copiados pelo hacker incluíam informação sobre o Boeing TA4 Advanced Checkout, sistema de controlo e manutenção destinado à nova geração de space shuttles.
Todos os dados encontravam-se em servidores "seguros" da NASA e estavam classificados como confidenciais, uma vez não era permitida a sua divulgação, ao abrigo da legislação americana que regula as questões desta área, a US International Trafficking in Arms. Além de empresas rivais, este tipo de segredos poderá interessar a estados estrangeiros, incluindo alguns dos chamados inimigos dos Estados Unidos.
O hacker Rafa integrou o grupo World of Hell, que se tornou célebre por atacar e vandalizar sites conhecidos em 2001, mas abandonou o "gang" já este ano, alegadamente para se dedicar à investigação dos sistemas de segurança na Internet.
Segundo revelou aos jornalistas, ele próprio não se apercebeu da importância dos documentos da NASA quando os descobriu.
|