 |
Relacionados |
|
Computador prevê campeão do Mundial de Futebol
IBM com software para interligar super computadores
Japão com o super computador mais rápido
Linguagem Java Conceitos Básicos 3 Dev 2002
Introdução ao Mp3 3 Dev 2002
A Utilização do Terminal Remoto 3 Dev 2002
Macromedia Flash 5 3 Dev 2002
|
 |
O Naval Oceanographic Office do Departamento de Defesa dos Estados Unidos desembolsou cerca de 15 milhões de dólares pelo super computador Blue Ocean, comprado à IBM, que será utilizado na elaboração do mais detalhado modelo das ondas nos oceanos, das correntes marítimas e temperatura das águas, além de outras pesquisas como o desenvolvimento de uma vacina para a malária.
O Blue Ocean tem uma capacidade de processamento de seis milhões de biliões de cálculos por segundo, sendo formado por 37 servidores p690 da IBM que, em conjunto, contam com 1.184 processadores POWER4, além dos 1,5 terabytes de memória. Este sistema utiliza o 7133 Serial Disk System IBM TotalStorage, que fornece uma capacidade de 20 terabytes para o armazenamento de dados.
Com esta capacidade de processamento, o Blue Ocean poderá ocupar o terceiro lugar da classificação dos super computadores, passando para quarto o actual AlphaServer SC ES45/1 GHz da HP, com aproximadamente 4,5 teraflops de processamento, localizado no Pittsburgh Supercomputing Center, nos Estados Unidos.
A IBM continua a facturar no negócio dos super computadores. No passado mês de Maio, a empresa americana fechou um negócio no valor de 244 milhões de dólares com o National Weather Service, e diz também ter vendido outro super computador para o High Performance Computing Center na Alemanha.
|