 |
Relacionados |
|
Motorola em aliança com ST e Philips
IBM cresce no mercado de armazenamento
Protecção de CDs da Sony vencida com marcador
Novos monitores Philips Lightframe Real Flat 107X
HP lança novos gravadores de DVD
A Ligação à Internet 20 Fev 2003
Introdução à Internet 20 Fev 2003
Como Configurar o Setup do PC 20 Fev 2003
Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003
|
 |
A Philips apresentou, na passada terça-feira, um pequeno disco óptico com três centímetros de diâmetro com uma capacidade para armazenar até 1 gigabyte de dados, utilizando um drive com apenas 0,75 centímetros de altura.
A pequena altura deste drive está directamente relacionada com o desenvolvimento das lentes para a utilização do laser azul, em vez do usual laser vermelho utilizado para a leitura dos comuns CDs que se encontram no mercado.
Assim sendo, esta nova tecnologia acaba por dar maior liberdade aos projectistas, que passaram a desenvolver lentes de plástico (utilizadas por este drive) em vez do vidro, além do desenvolvimento de menores actuadores responsáveis pelo posicionamento e focagem do feixe de laser sobre o disco.
O objectivo principal desta miniaturização é a utilização de drives deste tipo em aparelhos portáteis, como câmaras digitais e telemóveis, sendo que a Philips continua as pesquisas para reduzir ainda mais o tamanho do drive. Na experiência, a empresa diz ter conseguido reproduzir com sucesso MP3 localizados num dos pequenos discos.
A Philips, juntamente com outras nove empresas, faz parte do grupo Blu-ray Disc Founders, que tem o intuito de promover o formato que utiliza o laser azul para os actuais CDs e DVDs para gravação num único lado e com um único layer existentes no mercado. A utilização da tecnologia do laser azul, que possui um menor comprimento de onda que o vermelho, permitirá aumentar a capacidade dos comuns CDs para 27 gigabytes.
|