 |
Relacionados |
|
Aliança AMD/Transmeta para servidores
Novo servidor da IBM mais rápido
IBM vende Linux e rejeita Transmeta
Utilização do Microsoft Excel 2000 28 Fev 2003
Análise de Sistemas I 28 Fev 2003
Criar Animações no ImageReady para a Web 28 Fev 2003
Edição Electrónica 28 Fev 2003
|
 |
Os processadores Power5 e Power6, da IBM, vão incluir uma nova funcionalidade, denominada "Fast Path", que permitirá desempenhar rapidamente, tarefas que o actual software executa de forma mais lenta.
Com este desenvolvimento, o Power5 passará a correr tarefas de software normalmente utilizadas nos sistemas operativos, tais como a compactação de dados para envio para redes. Construído com características de 0,13 micron, o Power5 terá a funcionalidade de simultaneous multithreading, que lhe permitirá fazer com que um único chip possa executar tarefas de dois chips.
O Power6, por seu turno, conseguirá elevar a sua performance a patamares mais avançados, desempenhando tarefas que actualmente são executadas por software de de alta performance, tais como o software de bases de dados da IBM e da Oracle ou o software de e-commerce da IBM, WebSphere.
A IBM pretende, com estes desenvolvimentos, preparar a sucessão do bem sucedido Power4 - considerado por alguns analistas como o mais sofisticado do mercado -, que integra os servidores Regatta Unix p690. De acordo com a empresa, o Power5 e o Power6 deverão ser disponibilizados no mercado nos anos de 2004 e 2006 respectivamente.
As expectativas da IBM apontam para que estes chips proporcionem um aumento da quota de mercado actualmente detida pela IBM (20,3 por cento), aproximando-a da rival Sun Microsystems, que detém a liderança de mercado com cerca de 35,2 por cento.
|