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Em sequência de vários protestos de consumidores contra os CDs áudio protegidos contra cópia, a SunnComm, que implementa e comercializa uma das tecnologias, anunciou a disponibilização de uma funcionalidade que permite o envio de ficheiros de música daqueles CDs via e-mail por parte dos utilizadores.
A nova funcionalidade, denominada PromoPlay, permite a escolha de uma música, que é então convertida para um ficheiro no formato Windows Media para depois ser enviado por e-mail. Este ficheiro poderá ser então reproduzido por quem o receber, mas por um número limitado de vezes.
Há algum tempo que algumas empresas comercializam tecnologias utilizadas pelas editoras de música que impedem a conversão para ficheiros, e por vezes a própria reprodução, de CDs áudio nos leitores CD-ROM de PCs, tentando evitar assim a pirataria pela cópia ou disponibilização de ficheiros na Internet.
Com esta funcionalidade, a SunnComm espera promover a sua tecnologia junto das editoras, que poderão oferecer aos consumidores uma mais valia em relação aos CDs áudio protegidos, que tem sido alvo de boicotes de compra por muitos utilizadores.
Todavia, esta funcionalidade não parece ser nada prática, uma vez que os ficheiros convertidos para o formato Windows Media terão, em média, cerca de 3 MB de tamanho, o que poderá ser demasiado grande para ser enviado por e-mail, especialmente para utilizadores com ligação à Internet por modem.
Em Maio de 2001, a editora Fahrenheit Entertainment foi a primeira a utilizar a tecnologia MediaCloQ da SunnComm, num CD do cantor Charley Pride.
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