 |
Relacionados |
|
Portugal é 27.º em índice de preparação para a Net
Banda Larga já ascende a 35 por cento dos acessos
Compaq Portugal com crescimento de 15 por cento
Portugal: vendas de computadores perto dos 500 mil
Estudo analisa os portais portugueses
Portal do Governo já está on-line
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
Introdução ao ASP 7 Mar 2003
eCommerce 7 Mar 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003
|
 |
De acordo com os dados apresentados, 87 por cento dos estudantes portugueses utilizam computador, sendo que 75 por cento costumam ligar-se à Internet. O acesso à rede é feito, na maior parte dos casos, a partir dos estabelecimentos de ensino. Somente 37 por cento dos jovens afirmam ligar-se a partir de suas casas.
Os números do INE, apurados em colaboração com o Observatório das Ciências e das Tecnologias (OCT), indicam um ligeiro aumento na posse de computadores pelas famílias portuguesas, registando-se, contudo, um crescimento mais acentuado no domínio da Internet.
Se na vertente de posse de PCs o crescimento foi ligeiro (de 21 por cento em 1999 para 24 por cento em 2001), relativamente ao número de famílias ligadas à Internet, os valores duplicaram, situando-se, em Dezembro de 2001, nos 13 por cento.
Ainda de acordo com os dados apresentados pelo INE, a aquisição de bens ou serviços através da Internet é efectuada por apenas 8 por cento dos utilizadores da web. O relatório evidencia que o comércio electrónico continua a sofrer grande resistência por parte dos cibernautas portugueses, dado que dos 82 por cento de inquiridos que nunca fizeram compras na Net, 59 por cento revela não planear utilizar este meio para adquirir bens ou serviços. Apenas 9,4 por cento tenciona fazê-lo.
O inquérito realizado pelo INE em colaboração com o OCT, durante o segundo trimestre de 2001, debruçou-se sobre cerca de 20.000 agregados familiares, abrangendo todos os indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos.
|