DIGITO Formação
 
DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

14 Jan 2002 por Armindo Silva  
Segway pode encontrar problemas no Japão

Um cientista japonês quer ter reconhecimento por uma invenção similar à Segway Human Transporter, a trotinete conhecida como Ginger, que ele inventou há cerca de 15 anos.

 

 

A Segway Human Transporter, a trotineta anteriormente conhecida como Ginger, poderá encontrar problemas de comercialização no Japão. A razão disto está relacionada com o professor Kazuo Yamafuji, um cientista especializado em robótica que diz ter desenvolvido um invento similar há cerca de 15 anos.

Yamafuji afirma que, ''não estou a dizer que eles roubaram a ideia, mas quero que as pessoas saibam que a invenção já existiu antes da Segway ser desenvolvida''. De facto, o cientista japonês pediu a patente do seu invento em 1987, tendo sido concedida em 1996.

A "parallel bicycle", o nome dado pelo cientista japonês à sua invenção, nunca passou do nível de pesquisa para o comercial, mas afirma que as mesmas ideias da Segway foram aplicadas, como o caso de um processador que detecta pequenas mudanças no equilíbrio ajudando a máquina de duas rodas a manter-se na vertical.

Como a Segway é essencialmente uma "parallel bicycle", Yamafuji afirma que não é justo para ele e para a sua Universidade, a University of Electro-Communications, que a equipa da Segway afirme ter sido a primeira a fazê-lo.

De acordo com especialistas em legislação de direitos de autor, será difícil a Yamafuji desafiar a patente americana de Dean Kamen, o inventor da Segway. Mas ele poderá encontrar problemas se decidir comercializar a trotineta no Japão, um mercado bastante apetecível.


 

Tecnologia Tecnologia

Ericsson vai fornecer software para MMS à Vodafone

Inventada a mais pequena correia do mundo


Software Software

602Pro Print Pack

Microsoft lança novas ferramentas para o Office


Jogos Jogos

Zidane Football Generation

Strategy First anuncia conclusão de Disciples II


Ciência Ciência

Distância da Terra à Lua ao milímetro

Descoberta variante do gene da longevidade


E-business E-business

Estudantes portugueses gastam 1,5 milhões de euros

Terra Lycos e Fox Sports com acordo de 300 milhões