 |
Relacionados |
|
Energia a partir das ondas do mar
Botas geram energia eléctrica
Utilização do Microsoft Excel 2000 28 Fev 2003
Como Configurar o Setup do PC 28 Fev 2003
Criar Animações no ImageReady para a Web 28 Fev 2003
Linguagem Java Conceitos Básicos 28 Fev 2003
|
 |
Investigadores do M.I.T. (Massachusetts Institut of Technology) e da empresa Eneco Inc., de Salt Lake City desenvolveram uma nova tecnologia que permite obter electricidade a partir de poluição.
O sonho de transformar o calor gerado pelos motores dos carros e produção fabril em energia não é novo, mas Yan Kucherov e Peter Hagelstein asseguram que os seus aparelhos fazem a conversão de forma mais eficiente.
Até agora, os engenhos termoeléctricos conseguiam apenas converter 10 por cento do calor capturado. O novo engenho chega aos 17 por cento. Uma percentagem ínfima se comparada com os 50 por cento (que são admitidos no plano teórico) mas os cientistas acreditam que está aberta a porta para desenvolvimentos futuros.
O engenho, que é apresentado nesta terça-feira, na reunião da Materials Research Society (em Boston), é composto por três camadas de supercondutores. Uma aquecida, a outra mantida à temperatura corrente. A placa do meio funciona como isolante para manter a diferença de temperaturas.
O calor faz com que os electrões, ao atravessarem as camadas, desfiram uma descarga eléctrica. Para aumentar o fluxo de energia, foram colocadas algumas impurezas na camada mais quente.
Dada a simplicidade da tecnologia, os investigadores acreditam que terá fácil aceitação. A Eneco tenciona começar a produzir o primeiro protótipo, com aplicação prática, dentro de um ano e começar a comercialização em 2003.
|