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8 Set 1999 por João Beltrão  
Criatividade por computador

Uma equipa de investigadores conseguiu que um computador desse ''largas à sua imaginação'' na criação de anúncios publicitários.

 

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Uma equipa de investigadores conseguiu que um computador desse ''largas à sua imaginação'' na criação de anúncios publicitários.

Uma equipa de investigadores da ''Hebrew University'' de Jerusalém criou um programa de computador para gerar anúncios publicitários que foram posteriormente avaliados por um painel de juízes. Cinco dos anúncios foram considerados tão ou mais criativos que anúncios criados por seres humanos.

Entre os anúncios mais criativos: um anúncio para a Apple em que o computador oferece flores ao utilizador para mostrar que é ''amigável''; um carro em forma de bala para realçar a sua velocidade; um avião a sair de um relógio de cuco sugerindo a pontualidade da transportadora aérea; e uma mesquita com a textura de uma bola de ténis para promover um torneio em Jerusalém.

Os investigadores afirmam, no entanto, que os computadores não são mais criativos que os seres humanos, mas podem ser uma ferramenta importante para sugerir ideias e apoiar o processo criativo.


 

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