Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
Introdução ao ASP 7 Mar 2003
eCommerce 7 Mar 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003
|
 |
(Lusa) - As políticas europeias de promoção da Sociedade da Informação vão estar no centro do debate da Conferência Ministerial que decorre hoje e terça-feira em Lisboa numa iniciativa da Presidência Portuguesa da União Europeia.
A Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação e do Conhecimento, presidida pelo ministro português da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, vai reunir no Centro de Congressos (antiga FIL) membros dos Governos, da Comissão Europeia, especialistas e representantes das empresas.
As conclusões que saírem do encontro de Lisboa deverão integrar o Plano de Acção e-Europe, a apresentar ao Conselho Europeu de Junho.
A conferência vai tentar cobrir as questões culturais, sociais e económicas colocadas pela Sociedade da Informação, estando organizada em seis sessões temáticas paralelas, a que se juntam duas sessões especiais.
Além do ministro Mariano Gago, vão estar presentes nesta reunião os Comissários Europeus Erkki Liikanen (Sociedade da Informação) e Viviane Reding (Educação e Cultura).
O ponto de partida desta conferência são as medidas propostas no documento da Presidência Portuguesa ''Emprego, reformas económicas e coesão social - para uma Europa da inovação e do conhecimento'': estimular a inovação de produtos e serviços, combater a info- exclusão, ter um papel activo na organização do ciber-espaço, entre outras.
Após a sessão de abertura, em que estão previstas intervenções do ministro Mariano Gago e dos comissários europeus, seguem-se as sessões paralelas sobre ''Educação, Formação e Emprego'', ''Governo On line'', ''Acesso e Redes'' e as sessões especiais que irão discutir os problemas dos cidadãos com necessidades especiais e os ''smart cards'' (cartões com capacidade para acumular informação num chip).
Na terça-feira, seguem-se as restantes sessões temáticas (''Investigação e Desenvolvimento'', ''A Indústria dos Conteúdos Digitais'', ''Comércio Electrónico''), continuando a discussão nas sessões especiais.
No final da Conferência serão apresentados resumos e conclusões dos vários grupos de trabalho, estando o discurso de encerramento a cargo da Presidência Portuguesa.
|