DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

19 Jun 2000 por Rui Marques Guerra  
Turismo espacial a bordo da Mir

Um executivo norte-americano irá tornar-se o primeiro turista espacial do mundo. A viagem, que inclui estadia na estação espacial russa Mir, custará 20 milhões de dólares.

 

DIGITO Formação Digito Formação

Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003

Introdução ao ASP 7 Mar 2003

eCommerce 7 Mar 2003

MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003

 

 

Um executivo norte-americano irá tornar-se o primeiro turista espacial do mundo. A viagem, que inclui estadia na estação espacial Mir, custará 20 milhões de dólares.

A primeira experiência de turismo espacial insere-se numa campanha de angariação de fundos, levada a cabo pela MirCorp, para evitar o desmantelamento da estação espacial russa Mir. Esta empresa, sediada na Holanda, conseguiu inverter o processo de morte anunciada da estação russa, tendo lançado, em Abril, uma missão espacial com o objectivo de preparar a Mir para a futura comercialização de viagens espaciais.

O anúncio do início das viagens de turismo espacial foi feito na passada sexta-feira, dia em que terminou a missão de reparação da Mir. A MirCorp disse, em comunicado, que ''os cosmonautas confirmam o bom estado da Mir e a sua mais valia para o mundo dos negócios. De momento, estamos a preparar a estrutura necessária para as próximas missões''.

O turista espacial será Dennis Tito, presidente da Wilshire Associates, e que conta já com alguma experiência na área, tendo trabalhado no Laboratório de Propulsão a Jacto dos Estados Unidos e colaborado com as primeiras explorações a Marte e Vénus, nos anos 60 e 70. Para além disso tem 20 milhões de dólares para ficar na história das viagens espaciais. A missão durará 10 dias mas ainda não foi revelada a data da viagem.

Recorde-se que a Mir, o ex-libris do programa espacial soviético, tem cerca de 14 anos e esteve cerca de oito meses à deriva, depois de ter sido devastada por um incêndio e de ter colidido com uma nave espacial em 1997.

Para os russos, a MirCorp poderá ser a última esperança para a sobrevivência da Mir e as viagens de turismo espacial o primeiro passo para essa recuperação.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China