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17 Jul 2000 por Rui Marques Guerra  
EMI vende música on-line

A partir de amanhã, a multinacional EMI Music irá vender parte do seu catálogo musical via Internet.

 

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A terceira maior editora discográfica do mundo, a EMI Recorded Music, anunciou, na passada sexta-feira, a venda de parte do seu catálogo musical através da Internet. Segundo a empresa, estarão à disposição dos utilizadores da Internet mais de 100 álbuns e 40 singles de artistas como os Smashing Pumpkins, Pink Floyd ou Frank Sinatra. Estão anunciados outros artistas para mais tarde, havendo, no entanto, algum receio de colocar on-line todo o catálogo, nomeadamente as obras dos lendários Beatles.

Os interessados poderão encomendar, pagar e aceder às versões digitais dos seus álbuns preferidos, através de sites como o CDNow ou a Amazon.com. Os preços a praticar deverão ser idênticos aos dos CDs normais.

O anúncio surge numa altura em que as associações de editores tentam combater a pirataria que existe na Internet, nomeadamente através da partilha gratuita de música em formato MP3, que acontece em comunidades como a da Napster ou do MP3.com.

Para evitar a pirataria, cada versão digital terá um código de restrição que limita o número de vezes que cada música poderá ser copiada. Numa primeira fase, as faixas musicais serão comercializadas no formato da Microsoft, o Windows Media Player (aproveitando o lançamento da versão final do Windows Media Player 7). No futuro, também estarão disponíveis no formato da empresa Liquid Audio, que juntamente com a Supertracks e a Amplified, disponibiliza software para venda de música on-line.

O software da Liquid Audio permite gravar duas vezes as músicas para CD e ''deslocá-las'' para aparelhos portáteis, mas apenas três vezes. Apesar de tudo, é possível ouvir essas músicas sempre que quiser. É ainda possível enviá-las por e-mail, mas o receptor apenas conseguirá ouvir 30 segundos da música, sendo-lhe apresentado o site onde poderá obter a versão integral desses registos.

A EMI Recorded Music é uma empresa do grupo britânico EMI, que anunciou a fusão com a Warner Music, que dará resultado à Warner EMI Music. Na totalidade, as duas empresas detêm 20% do mercado total de música, com vendas anuais de 8 mil milhões de dólares.

Em Abril, a Sony Music e a BMG também anunciaram a intenção de comercializar os seus catálogos on-line.


 

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