 |
Relacionados |
|
Telemóveis: Radiações perigosas
Japão limita radiação dos telemóveis
Telemóveis: radiações em tribunal
Como Configurar o Setup do PC 18 Fev 2003
Utilização do Microsoft Word 2000 18 Fev 2003
PhotoShop 6 18 Fev 2003
Introdução à Internet 18 Fev 2003
|
 |

Um estudo divulgado pelo governo britânico aponta que o uso de auriculares nos telemóveis reduz substancialmente o risco para a saúde causado pela exposição às radiações produzidas por estes aparelhos.
O estudo encomendado pelo Department of Trade and Industry (DTI) à empresa londrina SARtest Ltd, uma empresa especializada na investigação e medição de radiações emitidas por telemóveis, revelou que o uso do chamado ''kit mãos-livres'' reduz substancialmente a exposição a campos electromagnéticos potencialmente perigosos.
Outro estudo também inglês da Consumer' Association (CA) havia revelado exactamente o contrário, uma vez que a proximidade do auricular ao cérebro é responsável por mais radiações. A polémica que envolve potenciais perigos das radiações emitidas pelos telemóveis tem preocupado as autoridades por todo mundo, apesar de ainda não haverem provas científicas que relacionam o uso de telemóveis com a incidência de cancro no cérebro.
O Governo britânico já recomendou que todos os aparelhos contenham informações sobre os potenciais riscos que decorrem da sua utilização, enquanto que as autoridades japonesas planeiam impor restrições à emissão de radiação nos telemóveis.
Mais recentemente, um neurologista norte-americano processou várias empresas, alegando que a utilização do telemóvel lhe provocou um tumor maligno no cérebro, exigindo 800 milhões de dólares de indemnização.
|