DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

1 Set 2000 por Rui Marques Guerra  
Radar sonda poluição

Um grupo de cientistas europeus está a estudar os estragos provocados pela poluição atmosférica, utilizando um sofisticado radar situado numa montanha do Árctico.

 

DIGITO Formação Digito Formação

Utilização do Microsoft Excel 2000 28 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 28 Fev 2003

Criar Animações no ImageReady para a Web 28 Fev 2003

Linguagem Java – Conceitos Básicos 28 Fev 2003

 

 

O radar está situado numa montanha perto de Svalbard, no arquipélago do Árctico norueguês e pertence à Eiscat - European Incoherent Scatter Scientific Association. É composto por uma antena móvel com 32 metros de comprimento e outra antena fixa com 42 metros.

Os membros desta associação (cientistas da Finlândia, França, Alemanha, Japão, Noruega, Suécia e Reino Unido) utilizam os dados recolhidos pelo radar para estudar as consequências da poluição industrial na nossa atmosfera.

A técnica utilizada consiste no estudo das ondas de rádio ''espalhadas'' na ionosfera pelo movimento incoerente dos electrões.

De acordo com os dados recolhidos, a atmosfera terrestre é bastante sensível às alterações no ambiente provocadas pela ''poluição humana'' que é enviada para a biosfera. Este facto causa danos nas propriedades de ''escudo'' da própria atmosfera, originando um efeito de feedback que se repercute na biosfera.

Para Tony van Eyken, líder deste projecto, a chave poderá estar nas ''noctilucent clouds'', nuvens que, provavelmente, serão constituídas por partículas poluentes. Brilham durante a noite e encontram-se a cerca de 85 quilómetros da Terra.

''Não há registos destas nuvens antes de 1880. Supomos que deverão ser uma consequência da poluição industrial. O que ainda não se conhece são os efeitos que têm para a superfície terrestre'', disse Eyken.

Neste momento a Eiscat debate-se com alguns problemas financeiros. O funcionamento do radar custa cerca de 300 mil libras anuais.

''O radar funciona mil horas por ano. Se tivéssemos mais dinheiro poderíamos trabalhar mais de 3 mil horas, que nos daria possibilidade de conseguir dados fundamentais para os nossos estudos'', afirmou Eyken.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China