DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

22 Set 2000 por Rui Marques Guerra  
E-commerce: Portugal com pouco peso

Um estudo recente indica que Portugal representa apenas 0.4% do total do comércio electrónico efectuado na Europa Ocidental.

 

DIGITO Formação Digito Formação

Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003

Introdução ao ASP 7 Mar 2003

eCommerce 7 Mar 2003

MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003

 

 

Um estudo recente indica que Portugal representa apenas 0.4% do total do comércio electrónico efectuado na Europa Ocidental.

O estudo, encomendado pela Europay à SBS International, apresenta conclusões bastante interessantes no que diz respeito à forma como os europeus têm aderido ao comércio feito através da Internet, nomeadamente no que diz respeito à segurança nas transacções.

Para além de mostrar que Portugal tem pouco peso em relação aos restantes países (representa 0.4% do total do e-commerce europeu contra 3.1 da Espanha), o estudo indica ainda que 43.1% dos portugueses preferiria utilizar cartões como forma de pagamento se fizessem compras on-line, sendo que os cartões de débito (Multibanco) reúnem a preferência de 35% dos lusitanos. A faixa etária dos 15-29 anos é aquela que mostra mais receptividade a qualquer tipo de cartão (62.9%).

Outro indicador importante é o elevado grau de confiança que os portugueses têm nas instituições financeiras relativamente à segurança dos seus dados pessoais (58.9% afirmaram que tinham ''bastante'' ou ''alguma'' confiança). Pelo contrário, 20.1% considera ter ''pouca confiança'' no tratamento dos dados pessoais feito pelas empresas de telecomunicações. Pior ainda é o nível de confiança dos retalhistas portugueses (18.4% considera não ter ''nenhuma'' confiança nos revendedores).

O português é ainda bastante patriota, sendo que 28.9% preferiria fazer compras em sites baseados em Portugal, sendo que esta percentagem sobe para 38.9% na faixa etária dos 15 aos 29 anos e para 47.3% nas classes alta e média alta.

O estudo, que pretendia analisar a adesão dos europeus ao comércio electrónico, conclui que 59 por cento dos inquiridos confiam nas entidades bancárias para guardarem os seus dados pessoais em segurança. Em contrapartida, apenas 34 por cento dos inquiridos demonstram o mesmo sentimento com as empresas fornecedoras de ligação à Internet.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China