
Foi apresentado o protótipo do Tablet PC na feira Comdex/Fall 2000, um projecto da Microsoft que contou com o envolvimento pessoal de Bill Gates.
A Microsoft apresentou um novo conceito de PC muito próximo dos actuais computadores de bolso. O Tablet PC é segundo a Microsoft um ''papel interactivo'' baseado num ecrã de alta resolução com qualidade suficiente para a leitura de e-books que é também sensível ao toque. Contudo o hardware está bem mais próximo de uma notebook do que o de um computador de bolso.
A Tablet PC contém um software de reconhecimento de escrita que permite que se possa escrever directamente no ecrã em caligrafia normal. Denominado de ''electronic ink'' este software é capaz de criar, editar e anotar documentos escritos à mão através de uma caneta especial. Funcionando também como um processador de texto o electronic ink da Microsoft pode seleccionar e apagar palavras e frases pois o software reconhece as palavras individuais.
O Tablet tem ainda funções que lhe permitem procurar notas escritas à mão, e adicionar anotações aos documentos que estão na base da denominação ''papel interactivo''.
Já há algum tempo que a Microsoft Research vem desenvolvendo o Tablet PC, projecto no qual Bill Gates se encontra envolvido directamente, e que a Microsoft espera vir a ser o sucessor dos actuais PCs.
Segundo os dados disponíveis o Tablet PC vai utilizar um processador de baixo consumo a 500MHz até 600mhz, 128 MB de RAM, 10GB de disco duro, ecrã a cores, porta universal (USB), teclado e mesmo rato.
Também se espera que o Tablet PC virá equipado com um sistema operativo baseado no kernel do Windows NT, ou até com o novo sistema operativo Whistler.
|