DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

4 Dez 2000 por Rui Marques Guerra  
EMusic já ''caçou'' 600 fãs do Napster

A EMusic já notificou as primeiras 600 pessoas apanhadas a trocar ficheiros musicais do seu catálogo via Napster. Até ao momento já foram identificadas 20 mil ''infractores'' e 35 milhões de ficheiros musicais.

 

Relacionados Relacionados

EMusic contra Napster


DIGITO Formação Digito Formação

Introdução à Internet 6 Fev 2003

A Ligação à Internet 6 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 6 Fev 2003

eCommerce 9 Fev 2003

 

 

A EMusic já notificou as primeiras 600 pessoas apanhadas a trocar ficheiros musicais do seu catálogo via Napster. Até ao momento já foram identificadas 20 mil ''infractores'' e 35 milhões de ficheiros musicais.

A cruzada da EMusic contra esta prática teve início na passada semana, com a utilização de uma nova tecnologia capaz de detectar quais das músicas do seu catálogo são trocadas via Napster. A tecnologia, intitulada ''acoustic fingerprinting'' (impressões digitais acústicas, traduzido à letra), identifica os alegados infractores através de marcas de água introduzidas nos ficheiros.

Aos primeiros 600 infractores foi enviada uma mensagem alertando-os para as infracções previstas para quem viola os direitos de autor e dando-lhes 24 horas para terminarem a troca de ficheiros musicais.

Segundo a EMusic, citada pela BBC, um terço destes utilizadores do Napster suspenderam a troca dos ficheiros musicais. Para os restantes, a EMusic espera que a Napster os impeça de utilizar o seu serviço.

A única declaração dos responsáveis da Napster, até ao momento, está relacionada com a possível ilegalidade da pesquisa efectuada pela EMusic, que poderá violar os direitos de privacidade dos utilizadores do Napster.

Ao mesmo tempo, personalidades como Elton John ou Paul McCartney participam numa campanha que se iniciou hoje, promovida pela British Music Rights, que pretende mostrar que a troca de músicas via Internet, de uma forma gratuita, penaliza não só as editoras discográficas mas principalmente os artistas envolvidos.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China