DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

11 Dez 2000 por Rui Marques Guerra  
Testes da TV interactiva em 2001

Responsáveis do Governo e executivos das empresas responsáveis pelo projecto da TV interactiva em Portugal juntaram-se para anunciar, o lançamento do serviço para o segundo trimestre de 2001.

 

Relacionados Relacionados

TV Cabo Interactiva com Microsoft

TV Cabo mostra TV interactiva


DIGITO Formação Digito Formação

Introdução à Internet 6 Fev 2003

A Ligação à Internet 6 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 6 Fev 2003

eCommerce 9 Fev 2003

 

 

Responsáveis do Governo e executivos das empresas responsáveis pelo projecto da TV interactiva em Portugal juntaram-se para anunciar, com pompa e circunstância, o lançamento do serviço para o segundo trimestre de 2001. Este serviço resulta de um acordo de cooperação entre a TV Cabo e a Microsoft, constituindo-se, de acordo com os promotores, como o projecto deste tipo que se encontra mais avançado a nível mundial.

Depois da primeira experiência realizada por Mariano Gago, ministro da Ciência e da Tecnologia, que nas instalações da Marconi em Lisboa acedeu, a partir de um televisor, ao e-mail e à página de Internet do seu ministério, serão mil os lares portugueses a iniciar os testes da TV interactiva, que deverão durar cerca de três meses. Assim, e de acordo com Eduardo Martins, presidente da PT Multimédia, a comercialização do serviço deverá ocorrer em Abril de 2001, com uma cobertura de 70 por cento dos lares portugueses.

Os testes, que estavam anunciados para o início de Outubro deste ano, pressupõem a instalação de set-top-boxes (caixas de interligação), desenvolvidas pela Octal TV (empresa do grupo Novabase) e assentes nas aplicações de software da Microsoft, nas 1000 casas que servirão de teste.

Para além do acesso à Internet em banda larga através da televisão, estarão em teste os serviços de ''TV Banking'', ''programação interactiva'' e o ''guia electrónico de programação, para além da gravação em vídeo digital (permitirá gravar automaticamente os últimos 30 minutos de cada programa com funcionalidades de videogravador sem recurso a cassetes).

O preço das set-top-boxes não foi referido mas o Público.pt adiantou, na semana passada, o valor de 115 mil escudos. A grande novidade é que este equipamento interactivo terá ''a mesma comparticipação do Estado que um computador pessoal'', afirmou o ministro. O mesmo é dizer que é possível deduzir em sede de IRS 25 por cento do custo de equipamento, até ao máximo de 35 mil escudos.

Na cerimónia estiveram também presentes o presidente da Microsoft Europa, Michael Lacombe, e Alan Yates, vice-presidente da Microsoft responsável pelo marketing da plataforma Microsoft TV, para além dos directores da SIC, TVI e presidente da RTP, a quem foram entregues, simbolicamente, as primeiras set-top-boxes (a par da televisão por cabo e de todos os parceiros envolvidos no projecto).


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China