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A AltaVista lançou ontem o seu novo motor de pesquisa para Portugal, permitindo aos cibernautas lusofónos utilizar os serviços de pesquisa em língua portuguesa.
O AltaVista Portugal permite aos cibernautas portugueses ter acesso a cerca de 1,5 milhões de páginas de conteúdos em português, a que se somam mais de 350 milhões de páginas da rede global do AltaVista.
Disponibiliza ainda funções de pesquisa personalizada, serviço de tradução gratuito através do tradutor ''Babel Fish'' (os utilizadores portugueses poderão introduzir textos e obter a sua tradução gratuita para espanhol, inglês, francês, italiano e alemão), pesquisas em índices multimédia que contêm arquivos de imagem, vídeo e música, obtenção de resultados por palavras-chave, pesquisas avançadas, entre outras possibilidades.
A AltaVista, propriedade da CMGI, iniciou o seu processo de expansão na Europa através da nova divisão AltaVista Europa, que lançou o primeiro motor de pesquisa europeu na Alemanha, em Março de 1999. Posteriormente, lançou mais quinze motores de pesquisa onde se incluem países como a Suécia, Reino Unido, França, Itália, Índia, Dinamarca, Espanha, Austrália e agora Portugal.
No entanto a empresa tem tido algumas dificuldades ao tentar diversificar os seus serviços, nomeadamente na implementação do acesso gratuito à Internet. No início de Dezembro a empresa foi obrigada a cancelar este serviço nos EUA, onde estava a funcionar desde Agosto deste ano, e no Reino Unido não chegou a ''arrancar'' com esta modalidade.
As dificuldades traduziram-se no despedimento de 25 por cento dos seus trabalhadores, em Setembro e o abandono de algumas áreas do negócio para se focar na actividade mais lucrativa da empresa: a de motor de busca.
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