DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

13 Dez 2000 por Rui Marques Guerra  
AltaVista agora também em Portugal

A AltaVista lançou ontem o seu novo motor de pesquisa para Portugal, permitindo aos cibernautas lusofónos utilizar os serviços de pesquisa em língua portuguesa.

 

Relacionados Relacionados

AltaVista cancela serviço

AltaVista cancela acesso à Internet


DIGITO Formação Digito Formação

Construção de Páginas Internet I 9 Fev 2003

eCommerce 9 Fev 2003

MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 9 Fev 2003

Introdução ao ASP 9 Fev 2003

 

 

A AltaVista lançou ontem o seu novo motor de pesquisa para Portugal, permitindo aos cibernautas lusofónos utilizar os serviços de pesquisa em língua portuguesa.

O AltaVista Portugal permite aos cibernautas portugueses ter acesso a cerca de 1,5 milhões de páginas de conteúdos em português, a que se somam mais de 350 milhões de páginas da rede global do AltaVista.

Disponibiliza ainda funções de pesquisa personalizada, serviço de tradução gratuito através do tradutor ''Babel Fish'' (os utilizadores portugueses poderão introduzir textos e obter a sua tradução gratuita para espanhol, inglês, francês, italiano e alemão), pesquisas em índices multimédia que contêm arquivos de imagem, vídeo e música, obtenção de resultados por palavras-chave, pesquisas avançadas, entre outras possibilidades.

A AltaVista, propriedade da CMGI, iniciou o seu processo de expansão na Europa através da nova divisão AltaVista Europa, que lançou o primeiro motor de pesquisa europeu na Alemanha, em Março de 1999. Posteriormente, lançou mais quinze motores de pesquisa onde se incluem países como a Suécia, Reino Unido, França, Itália, Índia, Dinamarca, Espanha, Austrália e agora Portugal.

No entanto a empresa tem tido algumas dificuldades ao tentar diversificar os seus serviços, nomeadamente na implementação do acesso gratuito à Internet. No início de Dezembro a empresa foi obrigada a cancelar este serviço nos EUA, onde estava a funcionar desde Agosto deste ano, e no Reino Unido não chegou a ''arrancar'' com esta modalidade.

As dificuldades traduziram-se no despedimento de 25 por cento dos seus trabalhadores, em Setembro e o abandono de algumas áreas do negócio para se focar na actividade mais lucrativa da empresa: a de motor de busca.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China