 |
Relacionados |
|
Mir é vítima de fungo espacial
Mir vai mesmo ser destruída
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
Introdução ao ASP 7 Mar 2003
eCommerce 7 Mar 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003
|
 |

A estação espacial Mir não deve ter gostado das prendas que o Pai Natal lhe deixou este ano. Talvez revoltada com a sua eminente desactivação, deixou de comunicar com Terra durante mais de 24 horas.
De acordo com uma fonte do Centro de Controlo de Voos Espaciais russo (TSOUP), citada pela Agência Interfax, a estação orbital deixou de comunicar desde segunda-feira (dia de Natal) às 12:00 até ontem, dia 26, cerca das 16 horas, altura em que as comunicações foram retomadas com normalidade.
Durante mais de 24 horas os técnicos do TSOUP foram tentando, de noventa em noventa minutos, contactar a estação, mas sem sucesso. Chegou mesmo a ser ponderado o envio de uma equipa de socorro para resolver o problema, operação esta que está apenas prevista para os casos de avaria importante no sistema de comando ou na impossibilidade de efectuar a acoplagem entre uma nave não tripulada e a estação.
Isto devido aos rumores acerca da possibilidade de um afundamento descontrolado da Mir, situação que foi excluída oficialmente pela porta-voz do TSOUP, Vera Madvedkova. Apesar de ter sido a primeira vez, em 15 anos, que se perdeu o contacto com a estação, ''não há perigo de uma queda descontrolada da Mir. A estação encontra-se a 315 quilómetros da Terra em modo de voo automático até 15 de Março de 2001'', afirmou Madvedkova.
Quanto às causas do problema deverão demorar alguns dias até serem esclarecidas. No entanto, foi já avançada a hipótese de os painéis solares da estação terem deixado de estar alinhados com o sol, situação que provocaria uma perda de energia e consequente congelamento de todos os sistemas a bordo.
A Mir, lançada em Fevereiro de 1986, representa o expoente máximo da tecnologia espacial da ex-União Soviética. Mas, devido à inexistência de financiamentos privados que permitam manter toda a estrutura, com cerca de 140 toneladas, operacional e em segurança, foi decidido, pelo Governo russo em Outubro deste ano, o afundamento da estação no Oceano Pacífico, no final de Fevereiro de 2001.
|