DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

23 Jan 2001 por Rui Marques Guerra  
China: morte para cibernautas espiões

O Supremo Tribunal da China anunciou, no passado domingo, que todos os cibernautas considerados culpados de roubo ou troca e divulgação de documentos do Estado pela Internet, poderão incorrer na pena de morte.

 

Relacionados Relacionados

China 'regulamenta' informação na Net

China censura notícias na net


DIGITO Formação Digito Formação

Introdução à Internet 6 Fev 2003

A Ligação à Internet 6 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 6 Fev 2003

eCommerce 9 Fev 2003

 

 

O Supremo Tribunal da China anunciou, no passado domingo, que todos os cibernautas considerados culpados de roubo ou troca e divulgação de documentos do Estado pela Internet, poderão incorrer na pena de morte.

De acordo com a agência Nova China, a agência noticiosa oficial chinesa, todas as actividades de espionagem via Internet poderão dar origem à execução das pessoas implicadas ou então poderão ser condenadas a penas de prisão que vão desde dez anos até à prisão perpétua.

No fim de 2000, o Governo chinês adoptou uma série de regulamentações com o objectivo de combater a ''utilização indevida'' da Internet. No entanto, a principal função desses regulamentos é o controle dos dissidentes políticos chineses.

Ao nível da informação noticiosa que circula nos sites chineses, incluindo chat rooms, o Governo de Jiang Zemin estabeleceu que qualquer tipo de informação que se pretenda colocar num site tem de ser aprovada por um órgão estatal, impondo uma série de restrições editoriais que limitam fortemente a produção de informação própria. Os sites têm que basear os seus conteúdos nos media estatais, necessitando de autorização para utilizar notícias vindas do exterior. Quem não cumprir corre o risco de sofrer uma suspensão temporária ou mesmo o encerramento do site.

Os utilizadores de Internet chineses têm crescido exponencialmente. De acordo com o China Internet Network Information Center (CNNIC), já existem cerca de 22,5 milhões de utilizadores chineses da Internet, sendo que 56 por cento tem menos de 24 anos e que 30,4 por cento do total são mulheres.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China