Introdução à Internet 6 Fev 2003
A Ligação à Internet 6 Fev 2003
Como Configurar o Setup do PC 6 Fev 2003
eCommerce 9 Fev 2003
|
 |

A empresa Star Com pretende comercializar para o mercado civil uma tecnologia de comunicação há muito usada pelos militares que utiliza a entrada da poeira espacial na nossa atmosfera para reflectir as ondas de rádio.
Quando na entrada na atmosfera, pequenas meteoritos do tamanho de grãos de areia entram em combustão por períodos inferiores a um segundo. Durante esta fase de combustão, os rastos deixados pela queima dos pequenos meteoros são capazes de reflectir ondas de rádio.
Este é o princípio básico da tecnologia conhecida como Meteor Burst, que utiliza os milhões de partículas que se queimam diariamente na atmosfera do nosso planeta como sistema de comunicação. Potentes transmissores enviam pequenos sinais para a atmosfera e se um meteorito entrar na atmosfera no momento e local certo, uma estação terrestre poderá receber o sinal então reflectido a uma distância de cerca de 1000 km.
Segundo a empresa, esta tecnologia apresenta vários atractivos, como não ter a necessidade de um satélite para a transmissão, utilizando em vez disso os detritos espaciais sem custos. Apesar de reconhecer que a tecnologia é limitada uma vez que não se consegue prever com exactidão o exacto tempo e local de entrada de um meteorito na atmosfera, a empresa afirma que o sistema é viável graças ao grande número de estimativas feitas e dados recolhidos desde os anos cinquenta.
O sistema apresenta uma capacidade limitada na transmissão de dados, além da banda de frequências escolhida para a transmissão, nomeadamente a banda baixa VHF com frequências entre os 40 e os 50 MHz. No entanto a empresa afirma que graças a simples e barata tecnologia utilizada, este sistema poderá ser utilizado em diferentes aplicações.
|