DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

15 Mar 2001 por Rui Marques Guerra  
Net: publicidade crescerá 175% em 2001

De acordo com um estudo publicado hoje pela WebQi Research, a publicidade on-line portuguesa deverá crescer cerca de 175 por cento em 2001, a que corresponderá uma facturação líquida de 3,3 milhões de contos.

 

Relacionados Relacionados

Net: receitas de publicidade crescem


DIGITO Formação Digito Formação

A Utilização do Terminal Remoto 5 Mar 2003

Os Jogos 5 Mar 2003

Introdução ao Mp3 5 Mar 2003

Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003

 

 

De acordo com um estudo (formato PDF) publicado hoje pela WebQi Research, a publicidade on-line portuguesa deverá crescer cerca de 175 por cento em 2001, a que corresponderá uma facturação líquida de 3,3 milhões de contos, contra os 1,2 milhões de contos de receitas líquidas geradas em 2000.

Segundo a empresa, este crescimento nas receitas publicitárias poderá ser explicado pelo aumento do número de cibernautas nacionais (mais de 1,6 milhões) e também devido ao aumento do número de visualizações e visitas por utilizador.

A WebQI estima ainda que, para 2002, o mercado de publicidade on-line português possa valer cerca de 7,26 milhões de contos, embora sublinhe que é difícil fazer previsões a esta distância temporal.

Para 2001, a WebQi Research espera que se atinja os 2,5 milhões de cibernautas, principalmente se forem introduzidas as tão ansiadas tarifas planas. Quanto às visualizações, o estudo prevê que sejam visualizadas entre 2,5 e 3 mil milhões de páginas, 2 mil milhões das quais deverão apresentar um tipo de anúncio. Ainda no que diz respeito às visualizações, 60 por cento correspondem apenas a 25 endereços electrónicos, nos quais se concentram a maior fatia do bolo publicitário.

O sector on-line em Portugal, e em relação ao mercado publicitário global, representa cerca de 0,8 por cento do total do espaço publicitário comprado. A média mundial, em 2001, deverá situar-se nos 2,8 por cento. Em termos europeus, Portugal representa um por cento do mercado publicitário, estimado em 327 milhões de contos para 2001. Na frente estão Alemanha, Reino Unido e Escandinávia.

Outros dados presentes no estudo mostram que o investimento em publicidade on-line per capita português é de 330 escudos, enquanto a média europeia se situa nos 435 escudos.

Quanto aos principais obstáculos a um maior investimento, os profissionais do sector ouvidos pela WebQI Research apontam a falta de eficácia comprovada deste tipo de publicidade e a necessidade de um crescimento do número de utilizadores da Internet. As vantagens, quando comparadas com os métodos tradicionais de publicidade, serão a redução dos custos de produção, a possibilidade de controlar em tempo real o retorno das campanhas e o desenvolvimento de projectos verdadeiramente interactivos.

A WebQI Research é uma empresa dedicada à consultoria e apoio à gestão de projectos orientados para a Internet.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China