 |
Relacionados |
|
Sharp e Pioneer juntas no DVD
Gravador DVD com disco duro
Câmara de vídeo DVD-RAM
A Utilização do Terminal Remoto 5 Mar 2003
Os Jogos 5 Mar 2003
Introdução ao Mp3 5 Mar 2003
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
|
 |
O DVD+RW, um dos formatos de DVD regraváveis a par do DVD-Ram e DVD-RW, foi ontem apresentado na CeBit 2001.
Entre as 27 empresas envolvidas no desenvolvimento deste formato, destacam-se empresas como a Sony, Philips, Thomson Multimedia, Mitsubishi e Hewlett-Packard.
De acordo com os seus responsáveis, citados pela Lusa, o DVD+RW pode guardar até 4,7 GB de informação, desde música, dados, vídeo ou fotografia, e tem como objectivo principal impor-se aos outros formatos já existentes, o DVD-Ram e o DVD-RW, dado que podem ser lidos nos leitores de DVD já no mercado, incluindo os que estão instalados nos computadores.
Os primeiros produtos com este formato deverão estar disponíveis durante o próximo Verão, apresentando já alguns meses de atraso relativamente ao DVD-RW.
A guerra dos formatos regraváveis de DVDs está longe de acabar e já começou há alguns anos. Em 1998 a Panasonic, Hitachi e Toshiba apresentaram a primeira versão do formato DVD-RAM, com uma capacidade de 2,6 GB (apenas um dos lados) ou 5,2 GB (dois lados). No final de 1999 resolveram lançar a versão 2 com 4.7 GB de capacidade para gravação de um dos lados e em 2000 os 9,4 GB para os dois lados. Cada disco pode ser regravado 100 mil vezes mas não podem ser reproduzidos na maioria dos DVDs, dado o seu tamanho (8 cm) ser inferior aos convencionais discos utilizados para a gravação de filmes.
Entretanto a Pionner resolveu desenvolver o seu próprio formato, apresentando o DVD-RW, com capacidades de armazenamento de 4,7 GB e capaz de ser regravado mais de mil vezes.
Resta saber qual destes formatos será preferido pelos consumidores, sendo natural que se acabe por definir apenas um como standard para todo o sector.
|