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4 Out 2001 por Paula Cardoso  
Acesso à Internet na estrada

Os revendedores de combustíveis preparam-se para entrar a todo o vapor na era da Internet. Estudos da empresa de mercado Datamonitor apontam para uma autêntica revolução nos próximos cinco anos nas relações consumidor - revendedores.

 

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Confrontados com a diminuição das margens de lucro na venda de combustíveis, os revendores começam a ver na Internet e serviços WAP a tábua de salvação. O acesso à Internet irá transformar as estações de serviços em pontos vitais e de mais valia na era da informação.

A Datamonitor estima que, dentro de 4 anos, mais de metade dos revendedores esteja on-line. Em vários países europeus começa a ser prática corrente os revendedores terem terminais nas estações de serviço. Ao mesmo tempo que abastece a viatura, o cliente pode aproveitar para consultar o e-mail ou procurar informações.

Neste campo, para os analistas da Datamonitor, o futuro passa pelo fornecimento de acesso gratuito a determinados serviços. É o caso de mapas de estrada e actualizações de trânsito nas principais cidades e artérias mais movimentadas. O dinheiro perdido (no acesso gratuito) poderá ser compensado no crescimento de vendas proporcionado pelo aumento do fluxo de clientes.

Outra das ideias que começa a ser pensada será a criação de pequenos terminais touch-screen junto às bombas, para que os clientes possam ter acesso a pequenas informações enquanto abastecem o carro. Poderá ainda servir para uma espécie de registo de take-away, em que os consumidores definem logo o que vão querer comer minutos depois.

Apesar do crescente interesse, os analistas da Datamonitor acreditam mesmo assim que isto ainda é só o começo. O desenvolvimento de plataformas para telemóvel e a instalação de sistemas de Internet dentro dos próprios carros serão os próximos passos.


 

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