Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/artigos/softart50.html


Os melhores anti-vírus

A perigosidade dos vírus informáticos nunca deve ser subestimada. Por isso deve usar sempre um utilitário eficiente que proteja o seu computador das pragas que por aí andam. Os vírus na Internet podem causar avultados prejuízos nos computadores e redes informáticas contaminadas, que podem ir desde perdas irreparáveis de dados até a compromissos de segurança.

Embora não sejam uma garantia total de segurança, os programas antivírus podem dar uma protecção preciosa contra os vírus informáticos . Um bom antivírus, actualizado e com um ''motor'' permanente pode evitar muitos desastres.

McAfee VirusScan 5.0
Um dos mais conceituados programas de antivírus é o VirusScan da McAfee que detém uma das melhores imagens de marca do mercado há longos anos. Actualmente não será tão fácil de usar como o seu mais directo concorrente, o Norton Antivirus 2000, mas ainda é aquele que garante uma protecção elevada e tem uma relação qualidade preço quase inigualável, graças aos seus updates grátis para sempre. O interface do McAfee deixa muito a desejar, sendo mesmo algo complexo o seu uso, o que o torna algo ineficaz. No entanto, as capacidades de detecção e remoção de vírus do McAfee são realmente as melhores. O monitor em background (motor de detecção em ''pano de fundo'' que monitoriza todos os ficheiros abertos pelo utilizador) mostra ser o mais eficaz apesar de consumir muitos recursos do computador. Aliás a capacidade de ''deter'' ficheiros compactados tipo .zip que estejam infectados antes da sua gravação do disco é uma medida preventiva muito útil que a concorrência não consegue igualar. Além disso consegue operar em conjunto com o Outlook e Eudora na detecção de ficheiros anexos contaminados recebidos via email. O programa apresenta também a funcionalidade ''Safe & Sound'', que guarda cópias de ficheiros do MS Office numa área de segurança, para que em caso de danos nos originais, se possa recuperar facilmente os documentos.

Norton Antivirus 2000
O Norton Antivirus 2000 é um bom anti-vírus, com capacidades acima da média, mas no entanto não tem desempenhos na detecção de vírus que se possam considerar brilhantes. O interface do programa é excelente estando bem estruturado e simples de usar. É com um simples clique que se podem activar as actualizações via Internet com as últimas definições sobre os vírus mais recentes, ou criar um disco de emergência. O monitor em background é bastante leve relativamente a outros programas do género.

O Norton Antivirus vem definido por defeito para pesquisar todos os ficheiros e não apenas os ficheiros executáveis, uma vez que os novos vírus cada vez mais se escondem em ficheiros não executáveis. Este antivírus tem um mecanismo de defesa contra a contaminação por correio electrónico diferente mas muito mais eficiente que a concorrência: uma espécie de ''email proxy'' em background, que importa o correio electrónico e o verifica antes de o reenviar para o programa de correio electrónico. Contudo o programa peca por não filtrar os downloads - só actua quando se tenta abrir um ficheiro contaminado. Desta forma poderá estar a enviar ficheiros com vírus para outras pessoas e contribuir para uma ''praga''. Apesar do seu preço algo elevado o Norton Antivirus ainda é uma boa compra.

Panda Antivirus Platinum 6.0
O Panda Antivirus Platinum 6.0 é um software espanhol da Panda Software que se está a impor pela sua qualidade e eficiência. O Panda revela uma capacidade de detecção acima da média e arriscamos mesmo a dizer que será o melhor em termos de protecção contra vírus. Infelizmente a grande capacidade de detecção é feita às custas de um consumo muito elevado de recursos do computador. O interface do Panda revela algumas falhas em termos de usabilidade mas permite a opção entre uma janela simplificada e uma para ''peritos'' que já está mais completo. As actualizações das definições de vírus são tão regulares como dos grandes concorrentes americanos.

A velocidade é de facto o problema deste antivírus. Conseguindo filtrar todos os ficheiros recebidos pela Internet (inclusive através de clientes de FTP) o seu motor de detecção em background torna o sistema operativo algo lento e caso não possua uma máquina bem robusta poderá sentir toda a lentidão que a filtragem provoca. O preço do Panda é também bastante penalizante, mas caso a sua principal preocupação seja a segurança, e o desempenho do computador e o preço sejam secundários, será uma boa escolha. Existe também uma versão gratuita se bem que só vocacionado para a remoção de vírus.

PC-cillin 2000
O anti-vírus PC-cillin 2000 é um programa que ainda não tem muita imagem de marca, mas contudo é aquele que tem um melhor equilíbrio entre a capacidade de detecção de virus (que é uma das melhores), a simplicidade de utilização e consumo de recursos do computador, possuindo uma interface simples e muito funcional e sem exigir demasiado processamento do computador. Uma característica muito importante é a capacidade de importar automaticamente todas as actualizações sempre que se ligue à Internet.

O PC-cillin 2000 da Trend Micro oferece um monitor em background muito eficiente que consegue detectar todos os vírus em download ou em recepção via email, apresentando o único senão de tornar a ligação à Internet um pouco mais lenta devido ao seu intenso ''vasculhar'' de cada byte recebido (incluindo Java applets, e controlos ActiveX de natureza maliciosa). O seu preço não é o mais caro e tendo em conta a qualidade é uma boa opção.

AntiVir Personal Edition
Se para si o preço é um factor importante, a solução que deseja é o AntiVir Personal Edition . Gratuito caso se destine a uso pessoal este antivírus germânico é uma opção a ter em conta. Possui um monitor em background que vasculha todos os ficheiros em uso, que é bastante bom e que não se faz sentir nos recursos disponíveis no computador. O seu interface é simplista mas é funcional, sendo a sua actualização via Internet muito fácil de activar. Talvez o único senão seja a carência de medidas de verificação dos ficheiros importados e a irregularidade com que as definições de novos vírus são lançadas pela empresa Alemã.
De qualquer forma é inegável que ter um antivírus de grande qualidade a custo zero é muito apetecível...

Para se sentir seguro convêm sempre não se esquecer que possuir um antivírus por si só não basta. É necessário actualiza-lo regularmente para que possa estar correctamente protegido. Em pouco tempo um novo vírus informático pode chegar a todo mundo e se não tiver definições recentes sobre os novos vírus poderá estar vulnerável apesar de estar a usar um bom anti-vírus.


Voltar à página anterior

Página principal