 |
Relacionados |
|
Sun lança versão beta do Staroffice
SuSE 8.0 não inclui o StarOffice
Sun Microsystems anuncia preço do StarOffice
Sun poderá cobrar pelo StarOffice
Utilização do Microsoft Excel 2000 28 Fev 2003
Análise de Sistemas I 28 Fev 2003
Criar Animações no ImageReady para a Web 28 Fev 2003
Edição Electrónica 28 Fev 2003
|
 |
A parceria entre ambas as empresas deverá resultar no lançamento, até ao final do ano, de uma versão do OpenOffice baseada em Java, que será seguida por uma versão comercial do StarOffice, durante o ano 2003.
A nova versão, disponível para o sistema operativo da Apple, Mac OS X, é vista como uma das maiores ofensivas da Sun contra o Microsoft Office, sendo a primeira vez que um fabricante de computadores aposta em força na promoção da suite StarOffice.
E os últimos resultados indicam que esta pode ser uma boa oportunidade para ambas as empresas, uma vez que as vendas do Office para o OS X têm ficado muito abaixo do que era esperado pela Microsoft. As previsões da empresa de Redmond apontavam para vendas na ordem dos 750 mil unidades, tendo-se ficado pelas 300 mil cópias do software, desde o seu lançamento em Novembro.
Além disso, o factor preço pode ser determinante, uma vez que a Microsoft comercializa o Office para o sistema operativo da Apple a preços entre os 300 e os 500 dólares (entre os 303,58 e os 505,97 euros), enquanto a Sun pretende disponibilizar aquela versão do StarOffice gratuitamente.
Até agora, a Sun não tinha nos seus planos o lançamento de uma versão para OS X do StarOffice, que está disponível para Linux, Solaris e Windows. O único lançamento previsto era da versão open-source OpenOffice, tendo sido disponibilizada na semana passada uma versão developer build.
O StarOffice inclui suporte multi-plataforma e dispõe de capacidade para trabalhar com ficheiros de formato do Office. A versão actualmente no mercado, o StarOffice 6.0, inclui os usuais programas deste tipo de suite, como folha de cálculo e processador de texto.
|