 |
Relacionados |
|
Sun com nova tecnologia Java para telemóveis
Sun processa para esconder falhas do Java?
Microsoft paga pela utilização do Java
Microsoft com patch para o Java Virtual Machine
Sun exige mil milhões de dólares à Microsoft
A Utilização do Terminal Remoto 5 Mar 2003
Os Jogos 5 Mar 2003
Introdução ao Mp3 5 Mar 2003
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
|
 |
A próxima actualização do sistema operativo da Microsoft, Windows XP, denominado de Service Pack 1, vai dispor de suporte para a linguagem de programação Java.
Com lançamento previsto para o Outono, o upgrade do XP irá incluir software Java da própria Microsoft, uma decisão que é vista como uma cedência perante a pressão da Sun Microsystems, criadora da linguagem Java.
Esta moveu um processo à empresa de Bill Gates, no qual alegava estar a ser prejudicada financeiramente pelo facto do sistema operativo Windows XP não ser compatível com a sua plataforma Java, exigindo uma indemnização de mil milhões de dólares.
Actualmente, o Windows XP não inclui software capaz de correr programas baseados em Java, o que obriga o utilizador a efectuar o download de software adicional para correr aqueles programas.
Desenvolvido com o objectivo de disponibilizar uma linguagem para criação de programas que corressem em qualquer computador, independentemente do sistema operativo utilizado, o Java é utilizado no desenvolvimento de animações e características de interactividade em páginas Web existentes, assim como em telemóveis.
A Microsoft sempre justificou ''questões comerciais'' como a decisão de remover o Java do seu sistema operativo, defendendo que a plataforma Java era "desnecessária" para a maioria dos utilizadores do XP.
Mas esta nova posição do gigante de Redmond é vista como uma viragem na sua estratégia, notória em decisões semelhantes, por exemplo, no processo anti-trust que envolve a Microsoft e nove estados norte-americanos. Recentemente, a empresa revelou em tribunal que está trabalhar no sentido de permitir aos utilizadores a instalação no Windows de programas de outros fabricantes, nomeadamente browsers, media players ou mensageiros instantâneos.
|