 |
Relacionados |
|
Novo PDA da Sony suporta formatos MP3 e ATRAC3
Informações sobre o PDA Treo 270 chegam à Internet
Symbian: mais desenvolvimento para o Symbian OS
Microsoft com update do Office para o Mac OS X
PHP Avançado 1 Mar 2003
Introdução ao ASP 1 Mar 2003
Utilização do Microsoft Word 2000 1 Mar 2003
Linguagem SQL 1 Mar 2003
|
 |
R. Chandrasekar e Sam Hon Kong Lum, dois programadores donos da empresa Intramedia, em Singapura, apresentaram o seu sistema operativo denominado MXI, que permite correr num PDA aplicações desenvolvidas para outros sistema operativos, como o caso do Linux e o Windows.
Na apresentação, realizada na semana passada, os dois programadores demonstraram o Motion Experience Interface (MXI), instalado num Compaq iPaq, a correr as versões para PC do Internet Explorer, Word e PowerPoint, uma versão do StarOffice para Linux e ainda um PacMan originalmente implementado para o Atari OS, segundo noticia a ZDNet UK.
O MXI funciona num sistema de cliente-servidor, sendo o servidor responsável por correr as aplicações propriamente ditas, para depois enviar os dados por stream para o cliente, o que torna necessário que o PDA esteja on-line para o efeito.
Este sistema operativo guarda os dados temporariamente no PDA, pelo que o utilizador pode manipular a informação sem ter de estar sempre on-line, mas quando um comando específico de um sistema operativo é executado, o MXI o intercepta e promove a sincronia com o servidor.
Deste modo, segundo os responsáveis, a transferência de dados necessita de uma pequena largura de banda, pelo que um handheld com uma ligação a 28,8 kbps será suficiente, sendo assim compatível com aparelhos que suportem GPRS, mas também com o 802.11b e o Bluetooth.
|