|
 |
Relacionados |
|
Kasparov ganha ao mundo
MP3.com condenada
Construção de Páginas Internet I 9 Fev 2003
eCommerce 9 Fev 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 9 Fev 2003
Introdução ao ASP 9 Fev 2003
|
 |
Michael Robertson, fundador e ex-CEO do serviço de música on-line MP3.com, anunciou na passada sexta-feira uma nova distribuição do Linux, designada por Lindows, que deverá funcionar com todos os programas do Windows.
De acordo com Robertson, citado pela Wired, o Lindows utiliza partes do Wine, um emulador do sistema operativo da Microsoft para plataformas descendentes do Unix, que está em desenvolvimento desde 1993. O restante software será desenvolvido pelos próprios programadores da companhia.
A primeira versão beta deverá estar disponível em Novembro ou Dezembro deste ano. A versão final, a disponibilizar em 2002, custará 99 dólares (22.248 escudos ou 110,97 euros). Quem quiser testar a versão beta terá de pagar esta quantia mas receberá de graça o produto final.
Robertson adiantou ainda que esta primeira versão não será totalmente compatível com o Windows (apesar de suportar programas como o Microsoft Office), objectivo que só deverá ser alcançado num prazo de dois anos. Quanto aos direitos de autor, situação bem conhecida por Robertson (relembre-se a problemática em torno do MP3.com), não deverão ser infringidos, de acordo com a opinião do próprio Robertson.
Alguns analistas ouvidos pela Wired levantam algumas dúvidas quanto à real compatibilidade do Lindows, lembrando Wabi, o emulador para o Windows desenvolvido pela Sun Microsystems e que foi abandonado em 1997.
Outro problema é a necessidade dos utilizadores de formatarem os discos rígidos e reinstalarem todas as suas aplicações, uma vez que o Lindows é, basicamente, uma instalação completa do Linux.
|