Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/jogos/analises/jogana85.html


Antevisão: Tropico

Tropico é um jogo de responsabilidade da TopPop Software (criadores do RailRoad Tycoon II), onde o jogador assume o papel de ditador de uma nação, numa pequena ilha do Caribe, ficando a seu cargo a gestão dos recursos da ilha e do seu desenvolvimento sócio-económico.

O Jogo...
Utilizando uma versão melhorada do motor gráfico de RailRoad Tycoon II, as características de Tropico estão situadas entre o desenvolvimento de cidades de SimCity 3000 e a gestão económica de RailRoad Tycoon II.

O jogador começa por criar o perfil do seu personagem, o ditador, definindo o seu passado e a maneira como ele chegou ao poder. Esta parte é de alguma importância uma vez que as características do ditador influenciarão o desenrolar do jogo. Por exemplo, se o seu personagem chegou ao poder através de um golpe militar, possivelmente durante o jogo terá de lidar com situações deste género.

Terão de ser escolhidas também duas características positivas para o seu ditador e o mínimo de duas negativas. O jogador terá a liberdade de escolher quantas características negativas quiser, podendo transformar o seu personagem num verdadeiro Ferdinando Marcos!

Entre outras situações, o jogador terá de lidar da melhor maneira, e se possível tirar proveito, com facções políticas dentro da sua nação, ou até fora dela, como a influência dos governos americano e russo.

Influenciar a população
Apesar de assumir o papel de um ditador, o jogador terá de manter a população minimamente feliz, ao mesmo tempo que não lhes dá liberdade a mais. Afinal de contas, um ditador tem de manter a sua posição de poder, e não deve correr o risco de ser assassinado ou deposto. No entanto, o jogador terá ao seu lado um exército que o ajudará a manter a ordem nos momentos mais difíceis.

No entanto esta tarefa não é fácil, uma vez que a população é composta por indivíduos com personalidades distintas, possuindo cada um 50 atributos diferentes, influenciando, não só os seus pontos de vista em relação ao governo, mas também as suas atitudes na sociedade. Os personagens podem ocupar diferentes profissões como fazendeiros, médicos, jornalistas, padres e até prostitutas.

Com tantas características, a dificuldade em manter a população satisfeita na maior parte do tempo será considerável. No entanto, o jogador poderá optar por influenciar personagens que ocupem um nível social mais elevado, como um médico ou jornalista, que por sua vez irá contribuir para influenciar a ideologia dos demais.

Interface e estruturas
Para quem conhece o RailRoad Tycoon, não é preciso falar muito sobre o interface, podendo o jogador fazer zooms além de fazer uma rotação da perspectiva de jogo, facilitando a visualização de alguns pontos.

O jogo possui mais de 100 estruturas que vão desde minas e serralharias, que exploram os recursos naturais da ilha, fazendas, escolas, e até hotéis para explorar o turismo da sua ilha no Caribe. Todas estas estruturas podem ser visualizadas ao pormenor através do zoom, podendo ver-se com detalhe as actividades de cada uma.

Resumo
Em síntese, Tropico é um jogo de construção e evolução económica, indo desde a implantação de indústrias básicas como a mineração, até às indústrias de bens de consumo que logicamente aumentarão os seus lucros, ao mesmo tempo que tem de atender aos interesses da sociedade e principalmente os seus, como todo bom ditador.

Dentro dos muitos jogos deste género, o argumento de Tropico parece ter alguma originalidade, o que provavelmente irá atrair o interesse de vários jogadores. Resta agora esperar o lançamento oficial que deverá ocorrer no início de 2001 para PC, Macintosh e Dreamcast.




Voltar à página anterior

Página principal